31.3 C
Manaus
19 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Amazonino Mendes e Eduardo Braga lideram para governo

A Pesquisa do INSTITUTO DIÁRIO DE PESQUISA (IDP) divulgada nesta quinta-feira (3), mostra que o ex-governador Amazonino Mendes lidera as preferência do eleitorado do Estado. Segundo o IDP, se a eleição para governador fosse hoje, Amazonino Mendes (Podemos) obteria 36,3% dos votos e em segundo lugar aparece o senador Eduardo Braga (MDB), com 15,9% dos votos. Na terceira colocação temos o atual prefeito de Manaus, David Almeida – que já anunciou não ser candidato este ano – com 14,2% e, em seguida, Wilson Lima (PSC) com 12,7%. Ainda no levantamento, Ricardo Nicolau (PSD) aparece com 5,3%.

Os votos brancos ou nulos alcançam 4,3%; não sabem, 1,9%, e quem respondeu “nenhum dos candidatos” somam 9,3%. Os dados foram obtidos com aplicação de pesquisa estimulada

Em outro cenário – também em pesquisa estimulada e, desta vez, sem o nome do prefeito David Almeida -, o ex-governador Amazonino Mendes alcança o percentual de 39%, seguido de Eduardo Braga, com 16,6%. Em seguida, aparece Wilson Lima (13,7%), Ricardo Nicolau (6%) e Coronel Menezes (5,9%) Ainda neste cenário, os que responderam que votam branco ou nulo são 4,9%; 2% disseram que “não sabem” e 11,8% disseram que não votarão em “nenhum”.

Rejeição

A pesquisa avaliou ainda a rejeição dos candidatos ao governo do Estado. Neste item, o atual governador Wilson Lima desponta como o mais citado como aquele em que os eleitores “não votariam de jeito nenhum”. O levantamento revela que 35,8% dos eleitores não votam em Wilson Lima na eleição deste ano; Eduardo Braga é citado por 13,1% dos pesquisados; Amazonino Mendes é lembrado por 12,2%; seguidos por Ricardo Nicolau (4,2%), David Almeida (4,1%), Marcelo Amil (3,9%) e Coronel Menezes (2,7%).

Ainda em relação aos dados de rejeições para disputa ao governo do Amazonas, 9% responderam que votariam em qualquer um; 7,8% disseram que rejeitam todos; e outros 2,2% não responderam.

Análise

Os números mostrados na pesquisa indicam que uma eventual aliança entre o ex-governador Amazonino Mendes e o senador Eduardo Braga podem definir a eleição já no primeiro turno. Pois os dois somariam juntos entre 52,2% e 55,6% dos votos, considerando os dois cenários apresentados.

Coordenada pelo professor doutor Edmilson de Araújo Silva, matemático e consultor estatístico, a pesquisa ouviu 1.800 eleitores da cidade de Manaus nos dias 20 e 28 de janeiro. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro estimada é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a identificação AM-03979/2022.

De acordo com o coordenador da pesquisa, em relação ao Senado, a alta rejeição deve influenciar na candidatura de Omar Aziz para deputado federal com a desistência para a reeleição ao Senado.

“A rejeição de Omar é muito alta, o que pode fazer senador reavaliar sua candidatura à reeleição e uma opção pode ser a disputa para a Câmara dos Deputados”, frisou o professor Edmilson.

Segundo o coordenador, a pesquisa representa os 61 municípios do interior Amazonas. “Temos a capital como uma situação à parte, mas a inferência estatística dos 61 municípios do interior estão representados nestes 11 municípios pesquisados. Nós inferimos da parte para o todo escolhendo aqueles municípios mais representativos”, explicou.

Leia mais

Namorado esfaqueia o ‘bofe’ após crise de ciúme no bairro Japiim

Matheus Valadares

Venezuela faz megaexercício militar no Caribe em resposta a navios dos EUA

Matheus Valadares

‘Lalau’ furta televisão e foge tranquilamente no bairro Alvorada

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!