Os torcedores do Boi-Bumbá Garantido estão em luto. Inaldo Medeiros, um dos maiores compositores de toadas do Boi da Baixa de São José, faleceu no início da tarde desta segunda-feira (17), em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
João Medeiros, filho do ex-amo do boi, Tony Medeiros, e sobrinho de Inaldo, destacou o amor do compositor pelo Garantido. Ele afirmou que Inaldo amou o boi mais do que a si mesmo. João teve a oportunidade de testemunhar essa dedicação ao longo de sua vida.
Ele lamentou: “Partiu para a eternidade a pessoa que em vida amou mais o Garantido do que a si mesmo. Hoje partiu o mais completo compositor de toda a história desse Festival. O irmão preferido de meu pai, Inaldo Medeiros”.
Nas redes sociais, Pablo de Souza, conselheiro fiscal do Boi Garantido e filho do artista Junior de Souza “O Considerado”, também expressou sua tristeza. Ele reconheceu que, se soubesse que os últimos encontros seriam os últimos, teria valorizado ainda mais a companhia do compositor.
“Meu amigo, Inaldo Medeiros, se soubesse que todos aqueles nossos encontros no Café do Renato fossem os últimos, teria aproveitado muito mais. Obrigado por todos os conselhos, incentivos e respeito. Você deixa um legado inestimável para o povo de Parintins”, ressaltou Pablo.
Ex-BBB lamentou perda
O digital influencer e ex-BBB Vyni fez uma homenagem especial ao compositor. Ele ressaltou a habilidade de Inaldo em transformar palavras em toadas que perpetuarão a eternidade do Boi Garantido e da Nação Vermelha e Branca. Vyni mencionou que sua toada favorita era uma obra de Medeiros.
“Ainda ontem ouvi uma das minhas toadas favoritas, obra de Inaldo Medeiros. Que sina mais bonita do que essa, Inaldo? A de transformar palavras em emoção, de fazer o batuque do tambor se tornar a batida de coração. Vai em paz, poeta. Sua sina será brincar de boi na eternidade”, disse Vyni.
Inaldo Medeiros é conhecido por compor grandes sucessos do Boi-Bumbá Garantido, como “Coração de Batuqueiro”, “Minha Sina”, “Toada da Vaqueirada”, “Naiá”, “Eterno Campeão” e “Boi de Pano”. Em 2024, ele também contribuiu com a toada “Libertárias Guerreiras” para o álbum “Segredos do Coração”.