25.3 C
Manaus
19 de fevereiro de 2026
BrasilDestaques

André Mendonça decide que dono do Banco Master não é obrigado a depor em comissões do Senado

Reprodução

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (19) que o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, não é obrigado a comparecer aos depoimentos marcados para a próxima semana em duas comissões do Senado.

As oitivas estão previstas para ocorrer na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, na segunda-feira (23). Já na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a previsão é para a terça-feira (24).

Relator do caso, Mendonça entendeu que o comparecimento de Vorcaro é facultativo. De acordo com o ministro, o banqueiro figura na condição de investigado no processo que apura supostas fraudes envolvendo o Banco Master.

Na mesma decisão, o ministro negou pedido da defesa para que, em caso de comparecimento, o banqueiro pudesse se deslocar para Brasília em jatinho particular custeado pelo poder público. Os advogados alegaram questões de segurança para justificar o pedido.

Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros investigados foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal (PF). A investigação apura a concessão de créditos supostamente fraudulentos pelo Banco Master, além de movimentações relacionadas à tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público vinculado ao governo do Distrito Federal.

Segundo as investigações preliminares, o volume das fraudes pode chegar a R$ 17 bilhões.

Leia mais

Real Madrid envia à Uefa provas sobre denúncia de racismo feita por Vinicius Junior

Matheus Valadares

Parintins recebe terceira edição de mutirão de cirurgia de catarata com 140 atendimentos

Matheus Valadares

Milena erra crase no BBB 26, não conclui desafio e fica fora da Festa do Líder

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais