No último sábado, 5/4, o prefeito de Manaus, David Almeida, comemorou o primeiro aniversário do mirante Lúcia Almeida. Este espaço se tornou um dos maiores símbolos da transformação urbana e turística do centro histórico da capital amazonense. O mirante, localizado no largo da ilha de São Vicente, integra o casarão Thiago de Mello e o píer Manaus 355. Ele já atraiu mais de 250 mil visitantes em seu primeiro ano.
“São quatro obras em uma. Um ano atrás, esta área era um prédio abandonado. Hoje, é um dos pontos mais importantes do turismo de Manaus. Estamos mostrando a cidade de frente para o rio”, destacou o prefeito.
A celebração contou com exposições, apresentações musicais, feira de artesanato e gastronomia. Uma queima de fogos de baixo ruído também encantou os presentes, enquanto centenas de lanchas se juntaram ao espetáculo do pôr do sol amazônico.
A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult) organizou o evento. O diretor-presidente, Jender Lobato, ressaltou o impacto positivo do mirante na economia criativa. “O espaço é dedicado à arte, música, artesanato e gastronomia. É um polo cultural que gera renda para artistas e empreendedores”, afirmou.
Carlos Valente, diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), destacou a mudança histórica na relação da cidade com o rio. “Antes, era um lugar que ninguém queria visitar. Hoje, atraímos quase 5 mil pessoas em um sábado, com cultura popular e famílias aproveitando o espaço”, disse.
Durante o evento, a exposição dos fotógrafos da prefeitura foi um dos destaques. “Eles registram a transformação da cidade com sensibilidade. Captaram a grandiosidade dessa mudança”, comentou David Almeida.
Lúcia Almeida
A homenagem in memorian a Lúcia Almeida, que dá nome ao mirante, emocionou o público. Irene Melo Ferreira, mãe de Lúcia, falou sobre o impacto do espaço. “É uma homenagem linda. Manaus precisava disso. É um lugar que atrai pela beleza natural”, destacou.
A artesã Rúbia Rodrigues, que expõe no mirante, celebrou o fortalecimento da economia criativa. “As vendas são maravilhosas. Podemos mostrar nossa arte, floresta e rios. O espaço valoriza o artesanato”, comemorou.
A moradora Rosemary Soares resumiu o sentimento do público. “É uma ótima opção de lazer para a família. Há muito tempo não tínhamos algo assim no Centro. O prefeito está de parabéns”, disse.
O mirante Lúcia Almeida é mais que um ponto turístico. Ele representa um novo tempo para Manaus. O prefeito David Almeida promete mais novidades. “Aguardem! Em breve, teremos o nosso aquário aqui no entorno. Estamos apenas começando”, finalizou.