29.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Anvisa libera vacina e antiviral contra varíola dos macacos

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em decisão nesta quinta-feira (25), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação e o uso da vacina e de antiviral contra a varíola dos macacos. Embora os fármacos ainda não tenham registro no órgão regulador, a entidade concedeu a liberação temporária e excepcional tendo como base dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA). A medida é válida somente para o Ministério da Saúde, sendo uma resposta à solicitação da pasta em razão da emergência sanitária mundial.

O imunizante a ser utilizado no Brasil é o Jynneos, como é conhecido nos Estados Unidos. Essa mesma vacina é chamada de Imvanex na Europa. O fármaco é fabricado na Dinamarca e na Alemanha pela Bavarian Nordic A/S. Por ora, ele será aplicado apenas em profissionais da saúde que possuem contato direto com o vírus, não havendo, portanto, previsão de aplicação na população geral.

O imunizante, que é aplicado em dose dupla, é voltado para pessoas com mais de 18 anos e deve ser conservado entre -60°C e -40°C. O Brasil adquiriu 50 mil doses da vacina até o momento por meio do fundo rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Já o antiviral liberado pela Anvisa é o tecovirimat, que é utilizado em cápsula por via oral. Ele é voltado para tratar doenças como Ortopoxvírus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg. O Ministério da Saúde está negociando a compra e transporte do medicamento.

A dispensa concedida pela Anvisa terá validade de seis meses, podendo ser revogada pelo órgão antes do fim do prazo.

Até a noite desta quarta-feira (24), o Brasil registrava 4.144 casos confirmados de varíola dos macacos e 4.653 suspeitos. Há um óbito confirmado pela doença, em um paciente que estava em tratamento contra o câncer e era imunossuprimido. O estado com o maior número de casos é São Paulo, com 2.640 pacientes infectados.

Leia mais

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Dívida de R$ 10 mil levou casal a matar e carbonizar homem em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!