Apenas 20% do público alvo de crianças de 1 a 4 anos de idade já foi imunizada no Amazonas contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, nos 62 municípios. A mobilização vai continuar até próximo o dia 9 de setembro com a finalidade de alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95%, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS).
A meta é vacinar mais de 318 mil crianças que estão aptas a tomar uma das doses da vacina contra a paralisia infantil no Estado.
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), 63.609 crianças já foram vacinadas contra a paralisia infantil desde o último dia 8 de agosto, quando foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação no país.
Os números preocupam as autoridades da área da saúde porque graças à vacinação em massa há três décadas não existem casos notificados de paralisia infantil no Brasil.
A queda da cobertura vacinal levou a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) incluir o Brasil e mais sete
países da América Latina como áreas de alto risco para a volta da doença.
Neste ano de 2022, a África, voltou a registrar um caso de poliovírus selvagem, e a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, notificou um caso de poliomielite com paralisia em um adulto que não teria viajado para o exterior.