10 de janeiro de 2026
DestaquesEconomia

Após carros, Lula sugere oferecer incentivos em eletrodomésticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que sugeriu a seu vice e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, a reedição de um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da linha branca, como geladeira e máquina de lavar, e de televisões. Em 2009, Lula lançou um programa que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desses itens.

O anúncio ocorre poucos dias depois do fim do projeto que conferiu desconto em carros zero quilômetro, encerrado com a venda de cerca de 125 mil automóveis. A declaração foi feita por Lula nesta quarta-feira (12) durante uma cerimônia de condecoração de cientistas e pesquisadores no Palácio do Planalto.

– Até falei para o Alckmin: “Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?”. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar – disse.

Após a fala, o petista se dirigiu à ministra do Planejamento, Simone Tebet, pedindo que ela “abra a mão um pouquinho”, para o governo poder “facilitar a vida do povo que quer ter acesso” aos produtos. Depois do evento, porém, Tebet pediu “calma” ao ser perguntada se poderia oferecer o desconto e disse que a questão deve ser tratada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Leia mais

Chaiany e Jordana protagonizam discussão nas Casas de Vidro

Matheus Valadares

FAF divulga arbitragem da 1ª rodada do Campeonato Amazonense 2026

Matheus Valadares

BBB 26: conheça os candidatos da Casa de Vidro da Região Norte

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!