O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa de importação de 40% aplicada sobre uma série de produtos brasileiros. A medida abrange itens como café, chá, frutas tropicais e sucos, além de cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
De acordo com o decreto presidencial publicado pela Casa Branca, a decisão se baseia em conversas por telefone entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles concordaram em “iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323”. Ademais, as negociações continuam em curso.
De acordo com o texto oficial, as tarifas adicionais se baseavam em um estado de emergência econômico declarado no referido decreto. Porém, após recomendações de autoridades envolvidas nas tratativas, Trump mudou sua decisao. Ele declarou que produtos agrícolas brasileiros não deveriam mais arcar com a alíquota adicional, em razão de “progresso inicial nas negociações”.
A Casa Branca ainda informou que as mudanças são “necessárias e apropriadas para lidar com a emergência nacional” descrita no decreto. A lista completa dos produtos para os quais a tarifa foi suspensa está incluída em anexo ao decreto.
