Após sofrer uma derrota acachapante para David Almeida (Avante), o Capitão Alberto Neto retornará à Brasília, junto com Amom Mandel. Ambos ainda possuem mais dois anos de mandato como deputado federal.
Alberto Neto teve 45,42% dos votos válidos no segundo turno das eleições, enquanto o atual prefeito teve 54,60%.
Sobre o Capitão pesaram as acusações de querer acabar com a Zona Franca de Manaus e possuir uma fazenda de camarão no Ceará, estado em que nasceu. Na época em que o fato veio à tona, muitos eleitores se revoltaram porque o Capitão não gerava emprego à população amazonense que o elegeu.
Durante a disputa eleitoral, David Almeida se referiu ao posicionamento do adversário quando votou para ampliar os incentivos fiscais aos fabricantes de bens de informática fora de Manaus.
Além disso, dos R$ 400 milhões em emendas parlamentares que o deputado federal possui, Alberto Neto não destinou um centavo à capital amazonense.
Assim como o candidato derrotado, Amom Mandel (Cidadania), recebeu uma enxurrada de críticas devido ao apoio a um candidato bolsonarista. Até pouco tempo, Amom era considerado uma figura mais ao centro no espectro político e boa parte de seus eleitores eperavam uma postura isenta neste segundo turno.
O jovem parlamentar teve 19.10% dos votos e ficou na terceira colocação no primeiro turno.