26.3 C
Manaus
27 de novembro de 2024
Mundo

Após três meses, navio que bloqueou o Canal de Suez é liberado

O navio de contêineres que bloqueou o Canal de Suez em março deixou a posição em que estava ancorado por mais de três meses na quarta-feira (7) para deixar a hidrovia depois que o proprietário e as seguradoras chegaram a um acordo de compensação com as autoridades do canal.

Uma testemunha da Reuters a bordo de um rebocador viu o navio porta-contêineres Ever Given começar a se mover para o norte no Great Bitter Lake, que separa duas seções do canal e onde está atracado com sua tripulação indiana desde o refluxo em 29 de março.

O navio, um dos maiores navios porta-contêineres do mundo, ficou paralisado diagonalmente no trecho de faixa única mais ao sul do canal por seis dias, interrompendo o comércio global.

A Autoridade do Canal de Suez (SCA) exigiu mais de US $ 900 milhões em compensação pela operação de salvamento e outras perdas, posteriormente reduzidas para US $ 550 milhões. Ela manteve o navio sob ordem judicial enquanto buscava a reclamação, criando uma disputa com as seguradoras do navio e o proprietário japonês Shoei Kisen.

Após negociações prolongadas, um acordo não divulgado entre as partes foi alcançado e a SCA anunciou que o navio seria liberado na quarta-feira.

No canal, foi realizada uma cerimônia para marcar a saída da embarcação, que carrega cerca de 18,3 mil contêineres. Fontes do Canal disseram que o Ever Given será escoltado por dois rebocadores e guiado por dois pilotos experientes.

Leia mais

Senado americano vai ouvir Escritório do Pentágono Sobre Ufos

Central de Jornalismo

Rússia ataca Ucrânia com míssil intercontinental criado para guerra nuclear

Marcilon Souza

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais