14 de dezembro de 2025
DestaquesEntretenimento

Jovens artistas mergulham no processo criativo de “Aquelas que me habitam”, nova obra de Francis Baiardi

O Teatro da Instalação, em Manaus, recebe no dia 23 de novembro, às 18h, o espetáculo “Aquelas que me habitam”, solo da artista e pesquisadora Francis Baiardi. Com entrada gratuita, a obra marca uma nova fase na trajetória da intérprete-criadora e propõe uma experiência que une arte, sensibilidade e formação.

O projeto também apresenta o Observatório de Criação, iniciativa inédita que aproximou jovens artistas do processo criativo da obra. “Foi um espaço de descoberta e comunhão, onde vi a entrega e as histórias de cada participante dialogarem com o meu processo”, destaca Francis.

Foram 46 inscritos e cinco selecionados para acompanhar a criação, recebendo bolsa de estudo: Adriz Rolin, Lucas Nogueira, Fernanda Seixas, Nicole Queiroz e Reysson Brandão. O grupo vivenciou de perto as etapas de pesquisa, experimentação e registro artístico.

Entre os participantes, Fernanda Seixas relata que sua função é observar e traduzir as sensações do processo criativo em palavras e reflexões. Isso permite que o olhar de quem assiste também componha a obra.

A jovem produtora Jady Castro e a fotógrafa Leandra integram a equipe técnica e artística do projeto, reforçando o protagonismo feminino presente em todas as etapas da montagem. “É lindo ver a entrega de Francis à criação. Produzir também é um exercício de presença e escuta”, afirma Jady.

Para Francis Baiardi, o projeto celebra a força das mulheres da Amazônia na arte contemporânea: “Queremos mostrar o protagonismo feminino e valorizar a continuidade do ofício artístico na nossa região.”

 

 

Leia mais

Sine Manaus oferta 488 vagas de emprego nesta segunda-feira, 15/12

Central de Jornalismo

Pistoleiro mata goleiro de futebol amador e fere outro no Monte das Oliveiras

Matheus Valadares

Casal jovem morre em acidente de moto na Avenida do Turismo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!