Dois árbitros assistentes do Amazonas tiveram a convocação para participar da 3ª Concentração e Treinamento para Árbitros da CBF, que ocorre de domingo (28/07) a sexta-feira (01/08) no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB).
Primeiramente, os árbitros Uesclei Regison Pereira dos Santos e Dimmi Yuri das Chagas Cardoso representarão o Estado na capacitação promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O evento reúne profissionais das Séries A e B do Brasileirão e tem como foco o aprimoramento técnico, físico e teórico dos árbitros.
Avanço da arbitragem amazonense
Segundo Rodrigo Novaes, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Amazonas (CEAF-AM), a convocação dos árbitros demonstra o crescimento da arbitragem no Estado.
“Percebemos que a arbitragem amazonense está evoluindo e sendo vista pela Comissão Nacional. Estamos felizes que, em pouco tempo de trabalho, nossa arbitragem já tenha subido de patamar”, afirmou Novaes.
Investimento em formação e curso de VAR
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) está em negociação com a Comissão Brasileira de Arbitragem para oferecer o curso de arbitragem de vídeo (VAR). A meta é ampliar o número de profissionais qualificados e resolver pendências de árbitros que ainda não participaram de etapas anteriores.
Portanto, a Comissão de Arbitragem da FAF continuará investindo em formação, atualização e qualificação técnica, com o objetivo de manter e ampliar a presença de árbitros do Amazonas no cenário nacional.
Quadro atual da arbitragem amazonense
Atualmente, a CEAF-AM conta com cerca de 100 profissionais, entre árbitros e assistentes. Destes, 19 pertencem ao quadro da CBF. O Amazonas também conta com uma representante no quadro internacional da FIFA, a assistente Anne Kesy Gomes de Sá.