A 14ª edição do “Festival Batalha da Hora” acontecerá nos dias 29 e 30 de março em Manaus, com entrada gratuita. O evento promete movimentar a cidade, celebrando a cultura hip-hop através de uma programação diversificada, com competições de breaking, intervenções de grafite, apresentações de DJs, performances ao vivo, freestyle de rimas e exposições fotográficas.
Primeiro Dia – Sábado (29 de março)
O festival começa no sábado (29), na Casa Arte, situada na avenida Beira Rio, 48, no bairro Coroado 3, zona Leste, com atividades das 8h às 20h. O público poderá aproveitar uma variedade de atrações, como exposições fotográficas e oficinas de breaking, com a participação especial da artista Bgirl Naira Santos, conhecida como “Toquinha” de São Paulo (SP). As disputas no estilo Toprock e Footwork (modalidades do breaking) também fazem parte da programação, além de uma performance especial do DJ Carapanã, comandada pelo mestre de cerimônias Tomking.

Segundo Dia – Domingo (30 de março)
No domingo (30), o evento segue no futuro “Mercado de Origem de Manaus”, localizado no complexo Booth Line, na rua Tamandaré, no Centro, das 16h às 21h. Durante a tarde e noite, serão realizadas intervenções de grafite com o artista Denis Ldo, exposições fotográficas e competições de breaking nas modalidades 2×2, além das finais de Toprock e Footwork. Também haverá performances de beatbox com Logan, freestyle de rimas com W-MC e convidados, além do Ocupa Cypher, com bboys e bgirls. A programação será encerrada com uma apresentação de uma banda ao vivo e o DJ Carapanã, com os mestres de cerimônia Mayking e Roxo conduzindo o evento.
Importância do Evento
Para o produtor cultural Maykon Andrade, também conhecido como Bboy Mayking, a realização do festival representa não apenas um grande desafio, mas uma importante responsabilidade social. Ele destaca a importância de manter viva a cultura hip-hop no Estado e valoriza o potencial do evento como uma plataforma para promover intercâmbios culturais entre artistas locais e convidados de todo o Brasil.
“A partir desse festival, já conseguimos destacar grandes nomes de Manaus e do Amazonas no cenário nacional, criando oportunidades de intercâmbio cultural e geração de emprego e renda para os artistas e profissionais do setor”, afirmou Mayking. O festival também faz parte das ações apoiadas pela Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de Manaus, contribuindo para o fortalecimento da cultura local.
Julgamento das Competições
A banca julgadora das competições contará com a presença da bgirl Toquinha, atleta da Seleção Brasileira de Breaking, integrante do grupo Funkfockers e representante do Brasil na final do “Mundial do Red Bull BC One 2024”. Ela tem mais de dez anos de experiência no breaking e será responsável por avaliar as disputas no evento.
Mais informações sobre a programação e detalhes do festival estão disponíveis no Instagram @festivalbatalhadahora.
Apoio e Realização
A 14ª edição do “Festival Batalha da Hora” foi selecionada no Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Demais Linguagens (Edital 005/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), com o apoio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e do Ministério da Cultura (MinC), do governo federal.