16 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Arthur Lira anula votação para cargos da mesa da Câmara

Em seu primeiro ato como novo presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) anulou, ainda na noite de segunda-feira (1°), a votação para os cargos da Mesa Diretora e determinou a realização de uma nova eleição para que os integrantes do grupo sejam escolhidos. Segundo Lira, a decisão foi motivada pelo fato de que o bloco de Baleia Rossi foi formalizado fora do prazo.

– Considerando que, neste momento, apenas o cargo de presidente foi apurado, cargo excluído da proporcionalidade partidária, permitindo a candidatura de qualquer deputado e que nenhuma candidatura apresentada a este cargo foi indeferida… Considerando que ainda não é conhecida a vontade deste soberano plenário quanto à parte equivocada, relativa aos demais cargos, decide tornar sem efeito a decisão que deferiu o registro do bloco – disse.

Além da anulação da votação, o parlamentar também cancelou a formação do bloco que apoiou seu principal adversário, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), formado por 10 partidos (PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede). Além do presidente, a Mesa Diretora é composta por dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes.

O novo cronograma definido por Lira prevê que os líderes partidários se reúnam às 11h desta terça (2), para escolher os cargos a partir da nova divisão. As candidaturas devem ser registradas até as 13h, e a eleição foi convocada para as 16h desta terça. A divisão das cadeiras é feita de acordo com o tamanho dos partidos ou blocos.

Com o desmembramento do bloco, os partidos que apoiaram a candidatura de Baleia Rossi passam a ser contados de maneira individual na divisão proporcional dos cargos na Mesa Diretora. Na prática, partidos como a Rede, que conquistaria a Quarta Secretaria da Câmara, e o PT, que ficaria com a Primeira Secretaria, devem perder essas vagas.

O registro do PT no bloco de Baleia Rossi foi, inclusive, alvo de muita discussão e até bate boca entre Lira e Rodrigo Maia, com acusações de que o ex-presidente da Casa teria agido com parcialidade ao autorizar a oficialização do bloco de Baleia. O prazo para formalização dos blocos terminou às 12h desta segunda, mas o PT só teria enviado a documentação para adesão ao bloco de Baleia Rossi às 12h06.

Leia mais

Robert Redford, ícone de Hollywood, morre aos 89 anos

Matheus Valadares

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 27 milhões

Matheus Valadares

Casal assalta academia e bandido morre após colisão no bairro Alvorada

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!