26.3 C
Manaus
19 de abril de 2025
DestaquesPolítica

Assembleia Legislativa derruba oito vetos do governo e proíbe contratação de parentes de secretários de Estado

Durante a votação ocorrida de forma remota e presencial, nesta quarta-feira (28), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados e deputadas estaduais rejeitaram oito vetos do governador Wilson Lima de um total de doze. Entre eles, o Projeto de Lei (PL) n.° 300 de 2020, que proíbe a contratação de parentes de secretários de Estado como prestadores de serviços na área da Saúde.

Em uma extensa pauta de votação com 20 matérias legislativas a serem apreciadas, os parlamentares aprovaram 12 matérias e rejeitaram oito. A votação começou com a análise do veto parcial ao PL de autoria da líder do governo, deputada Joana Darc, que garante o direito de acesso ao prontuário médico aos pacientes, por meio eletrônico, na rede pública e privada de saúde do Estado. O veto foi mantido.

O veto do governador ao PL n.° 215 de 2019, que pretendia obrigar a realização de audiências públicas previamente aos procedimentos de desapropriação, foi mantido por 15 votos favoráveis a sete contrários. Segundo um dos autores, deputado Delegado Péricles (PSL), o projeto trata de procedimentos e tem o intuito de evitar atividades ilegais e dar mais transparência nas desapropriações. “É necessário que se faça ao menos uma Audiência Pública antes da desapropriação”, defendeu.

Também foi rejeitado o veto ao PL n.° 180 de 2020, de autoria de Felipe Souza (Patriotas), que estabelece procedimento virtual de informações e acolhimento dos familiares de pessoas internadas por Covid-19 em hospitais públicos, privados ou de campanha, situados no Estado do Amazonas. Da mesma maneira o veto ao PL n.° 270 de 2019, de autoria do deputado Carlinhos Bessa (PV), que prevê a presença, em maternidades e hospitais, de parteiras durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Os parlamentares aprovaram oito matérias, entre elas o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n.° 56 de 2020, que trata da indicação de nomes para a composição dos Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev). Também foi aprovado o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) n.° 35 de 2020, que concede a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês De Vasconcellos Dias aos profissionais da Educação.

 

Leia mais

Assaltante que teve CPF cancelado no bairro Alvorada fez vários roubos no Lírio do Vale

Matheus Valadares

“Vento Levou!”: Mulher tem roupa erguida em plena avenida de Manaus

Marcilon Souza

‘Escambo Rede Parente’: Cia Cisco chega a Manaus com espetáculo ‘Com os Bolsos Cheios de Pão’

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!