26.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Assembleia Legislativa do AM renova 41% de seus representantes

A partir do próximo ano, a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) terá sua composição renovada em 41º/. de seus membros. Dos 24 novos deputados que irão compor o Legislativo Estadual, 10 são novatos e 14 foram reeleitos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

São novatos os candidatos eleitos: George Lins, Thiago Abrahim e Mário César Filho, do União Brasil; Daniel Almeida, Mayra Dias e Wanderley Monteiro, do Avante; Débora Menezes, do PL; Coronel Dan Câmara, do PSC; Cristiano D’Ângelo, do MDB; e Rozenha, do PMB.

Foram reeleitos os deputados estaduais: Roberto Cidade, Joana Darc, Adjuto Afonso e Abdala Fraxe, do UB; Cabo Maciel e Delegado Péricles, do PL; Alessandra Campêlo e Dr. Gomes do PSC; Sinésio Campos e Carlinhos Bessa, da Federação Fé Brasil; João Luiz e Dra. Mayara Pinheiro, do Republicanos; Felipe Souza, do Patriota; e Wilker Barreto, do Cidadania.

O presidente da ALE, Roberto Cidade (UB) foi o mais votado do pleito, com 105.506 votos (com 99,99º/. das urnas apuradas). A votação, que também é a maior já dada a um deputado estadual no Amazonas, o reconduz ao exercício do segundo mandato. Ao todo, concorreram 443 candidatos em todo o estado.

Segundo o presidente da ALE, a Assembleia Legislativa mostrou grandeza ao eleger dois deputados federais, Saullo Vianna e Fausto Júnior, que tiveram votações expressivas. Ele também agradeceu à população do Estado pela vitória significativa.

“Reforço que continuarei a trabalhar com o mesmo compromisso e responsabilidade pelo Amazonas. Agradeço a minha família, aos meus amigos e a minha equipe que sempre esteve ao meu lado no dia a dia, nas caminhadas, reuniões, comícios e que fizeram um trabalho de formiguinha para que tivéssemos essa grande conquista”, salientou.

A deputada Joana Darc comemorou ter sido a deputada mulher mais votada da história do Amazonas. “Quero agradecer aos mais de 83 mil votos em todo o Amazonas. A reeleição foi muito difícil, mas conseguimos”, destacou.
Cinco deputados estaduais não concorreram à reeleição: Saullo Vianna e Fausto Júnior, ambos do União Brasil, se elegeram deputados federais; Ricardo Nicolau (Solidariedade) ficou em quarto lugar para o governo do Estado e Nejmi Aziz (PSD) e Belarmino Lins (PP) não concorreram.

Não conseguiram se reeleger os deputados Serafim Corrêa (PSB), Álvaro Campelo (PV), professora Therezinha Ruiz e Tony Medeiros, ambos do PL, e Dermilson Chagas (Republicanos).

 

Leia mais

Suspeito de ameaçar divulgar imagens íntimas da ex-companheira é preso

Marcilon Souza

Criminosos fazem arrastão e trocam tiros com a polícia no centro do Rio

Marcilon Souza

Copa da Floresta: Silves parte rumo à Fonte Boa para a grande final

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais