11 de setembro de 2025
AmazonasDestaques

Associação Amigos do Peixe-Boi prepara animais para soltura na Amazônia

A avaliação prepara os animais para a soltura nos rios da Amazônia, prevista para maio deste ano.

(Foto: Divulgação INPA)

Iranduba – Mais perto da liberdade, 13 peixes-bois em readaptação passaram por exames feitos pela equipe da Associação Amigos do Peixe-Boi, que atua no Projeto Peixe-Boi do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa/MCTI. A avaliação prepara os animais para a soltura nos rios da Amazônia, prevista para maio deste ano.

(Foto: Divulgação INPA)

O Projeto Peixe-Boi recebe apoio financeiro do Fundo de Conservação do SeaWorld & Busch Gardens, que investe em diversas iniciativas no Brasil.

Há um ano, a equipe transferiu os peixes-bois dos tanques do Inpa para lagos seminaturais na Fazenda Santa Rosa, em Iranduba (32 km de Manaus), para que eles se readaptassem às condições naturais.

Segundo a coordenadora Vera da Silva, a fase de semicativeiro é essencial. “Nos tanques, eles nadam em círculos por condicionamento. Já nos lagos, com mais espaço, águas turvas e fundo de lama, aprendem a se alimentar sozinhos e a nadar livremente.”

Avaliação de saúde

A equipe capturou cada animal, pesou, mediu e coletou sangue, urina, fezes e saliva. “Com esses exames, avaliamos a saúde dos peixes-bois e escolhemos apenas os aptos para a soltura, evitando riscos às populações selvagens”, explicou Vera da Silva.

O Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa está analisando os resultados.

Soltura em maio

A soltura acontecerá no início de maio de 2025, na RDS Piagaçu-Purus, perto do município de Beruri (AM). Moradores da região vão ajudar a monitorar os animais após a soltura, acompanhando sua adaptação à natureza.

Leia mais

Trump defende pena de morte para acusado de matar ucraniana em trem nos EUA

Matheus Valadares

CM7 Brasil inaugura sede internacional em Orlando e fortalece conexão com brasileiros nos EUA

Matheus Valadares

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!