Na noite desta quarta-feira, 16, diretores e associados da Entidade discutiram e a maioria endossou o conteúdo da nota de alerta divulgada pela Associação Comercial do Amazonas essa semana. Os números oficiais da Fundação de Vigilância em Saúde aliados as informações de especialistas e a falsa sensação de normalidade de boa parte da população, que insiste em promover aglomerações, levou a presidência da ACA a se manifestar publicamente enfatizando a necessidade de manter o protocolo de segurança e de combate ao novo coronavírus.
A intenção da nota é enfatizar que a pandemia continua ativa, com o vírus circulando na capital e no interior do Estado e que, por isso, todos devem se manter vigilantes a fim de que não haja uma regressão.
Diversos diretores reforçaram que o papel da Entidade foi orientativo reforçando que, cabe a esta que é um órgão consultivo dos governos municipal, estadual e federal também fazer a sua parte diante do cenário econômico, social e principalmente de saúde pública que estamos vivendo. Os presentes também reforçaram que a intenção não foi de instalar pânico e sim, como próprio título da nota diz, alertar quanto a doença e as consequências que, atitudes erradas por parte de todos podem provocar, tais como a regressão para um isolamento social mais rígido e fechamento de atividades que já retomaram suas ações.
Um outro ponto de vista defendido na reunião foi que a ACA representa os setores de comércio e serviços e, por sua vez, buscou a divulgação da nota como forma de mostrar seu posicionamento diante de associados e da sociedade, no exercício de sua responsabilidade social. A conclusão final do assunto é que a nota de alerta surtiu o efeito desejado e que a atual diretoria da Associação Comercial está atenta aos anseios, direitos e deveres dos seus representados e também da população.
O encontro presidido por Jorge Lima, presidente da ACA, também abriu espaço para se comentar sobre o anúncio da saída da Sony do polo industrial de Manaus e sobre as eleições deste ano. A intenção da Entidade é seguir a tradição de pleitos anteriores e manter um debate com candidatos à prefeitura de Manaus: “Nós estamos analisando como isso pode ser feito porque por conta da pandemia não podemos e não vamos promover aglomerações. Penso que podemos investir numa reunião tanto presencial com menor número de pessoas quanto com transmissão pela internet.
Eu considero importante a ACA promover ou fazer parte desse momento”, disse Lima abrindo sempre espaço para que as reuniões e a gestão melhore: Podem avaliar a reunião, me deem um retorno, eu não tenho problemas com críticas, eu levo tudo como aprendizado e faço isso com muito prazer. Todos daqui dessa diretoria estão tornando essa relação muito agradável e eu aproveito ainda para agradecer por todos que estiverem e que contribuíram para o almoço [em homenagem ao funcionário Oswaldo Souza que completou 75 anos de idade], muito obrigado mesmo, por ajudar nesse processo de humanização da ACA”, concluiu. O almoço dedicado ao colaborador que há 35 anos é funcionário da Entidade foi na última sexta-feira, 12 de setembro.
NOTA DE ALERTA
A Associação Comercial do Amazonas – ACA diante da escalada de internações hospitalares, em função da contaminação por COVID 19.
ALERTA à população em geral e aos formadores de opinião, que o processo de contaminação mantem-se presente em todos os níveis populacionais e em todos os ambientes.
Torna-se necessário que TODOS cumpram com a sua parte no sentido de manter o distanciamento social e a proteção facial, a fim de que possamos diminuir a crescente contaminação populacional.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO AMAZONAS-ACA
Jorge de Souza Lima
Presidente