A terceira edição da campanha “Doe um pote para levar vida”, promovida pela Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas), inicia nesta quarta-feira (10/08), com a arrecadação de potes de vidro com tampas plásticas, que serão doados aos Bancos de Leite Humano (BLH) das maternidades de Manaus.
A iniciativa faz parte da programação alusiva à campanha do “Agosto Dourado’’ e, esse ano, conta com 7 pontos de arrecadação espalhados pela cidade. Além da sede da Segeam, localizada na rua Stênio Neves, 131, no Parque 10, é possível doar nas unidades do Supermercado Yoryak, na Escola Igapó e, também, em 3 policlínicas de Manaus.
A campanha é aberta ao público em geral, que pode se dirigir a um desses locais e fazer sua doação. Desde 2020, os potes arrecadados são doados aos Bancos de Leite Humano das maternidades públicas e ajudam as mães que não podem amamentar seus bebês.
O material é utilizado para armazenar o leite coletado de lactantes voluntárias e possibilita a alimentação dos bebês nas unidades neonatais. Com a terceira edição, a Segeam consolida a iniciativa em seu calendário de atividades e envolve os profissionais de enfermagem que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
A gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Segeam, Francivânia Vieira, destaca que a campanha de arrecadação é, para a associação, uma das muitas formas dos profissionais demonstrarem o amor pela vida. “Nós queremos tanto estimular as mães que façam a amamentação conforme a recomendação da OMS, quanto ajudar aquelas mães que estão com alguma dificuldade no processo. Nós estaremos com vários pontos onde profissionais, população em geral, sociedade possam fazer sua contribuição e ajudar nesta causa”, destacou.
Potes de vidro – A campanha foca na arrecadação de frascos de vidro com tampas plásticas, que são algumas das dificuldades dos Bancos de Leite Humano (BHL). Os potes devem estar em boas condições tanto do corpo do vidro quanto da tampa, que precisa enroscar para o melhor armazenamento do material.
Agosto Dourado – O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 determinando que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A iniciativa é da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) juntamente com a IBFAN Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) e conta com a adesão do Ministério da Saúde.
O movimento ocorre simultaneamente em mais de 100 países, incluindo o Brasil. No Amazonas, diversas instituições públicas e privadas desenvolvem atividades alusivas ao mês.
CONFIRA NOSSOS PONTOS DE COLETA:
❇️Sede da Associação SEGEAM
Rua Stênio Neves – 131, Parque Dez de Novembro, Manaus-AM.
❇️ Supermercado Yroyak – Ponta Negra
Av. Coronel Teixeira, 5006 – Ponta Negra, Manaus-AM.
❇️ Supermercado Yroyak – Adrianópolis
Av. Mário Ypiranga, 1600 – Adrianópolis, Manaus-AM.
❇️Escola Igapó
Rua Planeta Plutão, 08 – Aleixo.
❇️Policlínica Codajás
(Ambulatório do Programa Pé Diabético)
Av. Codajás, 26 – Cachoeirinha, Manaus-AM.
❇️Policlínica Zeno Lanzini
(Ambulatório do Programa Pé Diabético)
Avenida Autaz Mirim, 7035 – Tancredo Neves, Manaus- AM.
❇️ Policlínica José Lins
(Ambulatório do Programa Pé Diabético)
Rua Maracanã, s/n – Redenção, Manaus-AM.
❇️ SPA e Policlínica Danilo Corrêa
(Ambulatório do Programa Pé Diabético)
Avenida Noel Nutels, s/n – Cidade Nova.