O Atlético voltará a se encontrar com o atacante Neymar após quase 13 anos. O atacante está de volta ao Santos e terá o Galo como único adversário mineiro ao longo da segunda passagem pelo Brasil.
Nessa quarta-feira (12), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as datas-base da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, confirmando o duelo entre Atlético e Santos para os dias 16 ou 17 de abril, na Vila Belmiro, pela 4ª rodada.
Inicialmente, Neymar assinou com a equipe paulista até junho deste ano. Dessa forma, esse seria o único encontro do craque com equipes mineiras. A expectativa é que o novo camisa 10 do Peixe esteja em campo nas 12 primeiras rodadas do Brasileirão.
No total, Neymar deve jogar até 24 jogos pelo Peixe nesse retorno ao Brasil. O duelo diante do Galo será o 8º dele no histórico entre as equipes, com momentos históricos e retrospecto não tão favorável.
Classificação sobre o Galo
O Atlético recebeu a tarefa de enfrentar o Santos dos ‘Meninos da Vila’ nas quartas da Copa do Brasil de 2010. Na ida, Neymar não entrou em campo por lesão no olho, Tardelli fez três, e o Galo venceu no Mineirão por 3 a 2. Porém, no jogo de volta, o atacante esteve em campo e balançou as redes na vitória por 3 a 1 – com direito a dancinha na comemoração.
Dia de revolta
Tem dia que o ‘mar não está para Peixe’ mesmo com Neymar em campo. No Campeonato Brasileiro de 2011, o Atlético venceu o Santos por 2 a 1 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Chateado com o resultado e o desempenho do time, Neymar se revoltou com a arbitragem e foi expulso por reclamação.
Gol ‘à lá Puskas’
Em 2012, Neymar e Ronaldinho se reencontraram depois do histórico duelo entre Santos e Flamengo, ainda no ano anterior. Com o Gaúcho já no Atlético, o jovem atacante voltou a dar show na Vila e fez um golaço. Neymar deixou Rafa Marques e Léo Silva estatelados no chão antes de balançar as redes. No fim, o Galo empatou a partida por 2 a 2.
Histórico
Os confrontos entre Neymar e Atlético sempre foram de muita igualdade. Ao todo, o ‘Menino da Vila’ enfrentou o Galo em sete oportunidades, tendo conquistado apenas duas vitórias, dois empates e três derrotas. Foram seis gols, uma classificação na Copa do Brasil e uma expulsão no recorte.
Neymar conta o Atlético
- Jogos: 7
- Gols: 6
- Vitórias: 2
- Empates: 2
- Derrotas: 3