8 de janeiro de 2026
BrasilDestaques

Autismo: sinais, tratamentos e o papel do acompanhamento profissional

Com dois milhões de brasileiros no espectro, cuidado multidisciplinar inclui medicamentos e orientação técnica

Dia de Conscientização sobre o Autismo

Celebrado em 2 de abril, o Dia de Conscientização sobre o Autismo é fundamental para disseminar informações sobre a condição. A data ajuda na identificação de casos não diagnosticados e no acesso a conhecimento para familiares.

No Brasil, estima-se que existam dois milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a FCEE. Organismos internacionais indicam uma prevalência de 1 caso para cada 44 nascimentos.

Diagnóstico e sintomas

O diagnóstico envolve a observação de déficits na comunicação social e comportamentos repetitivos. Profissionais utilizam critérios de manuais, avaliações neuropsicológicas e escalas padronizadas para identificar o espectro.

Tratamento multidisciplinar

O tratamento inclui estimulação e adaptação, com acompanhamento de psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros especialistas. Em alguns casos, medicamentos são usados para controlar sintomas como irritabilidade e agressividade.

Medicamentos e orientação farmacêutica

Segundo Jhonata Vasconcelos, supervisor farmacêutico, não há remédios específicos para o autismo, mas para sintomas associados. Rispiridona e aripiprazol são opções para reduzir agressividade e hiperatividade.

O farmacêutico também orienta sobre efeitos colaterais e adesão ao tratamento. “A decisão de usar medicamentos deve ser avaliada por uma equipe multidisciplinar”, ressalta.

Leia mais

Flamengo faz terceira oferta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro rejeita

Matheus Valadares

VEJA: Cobra jiboia é resgatada de telhado em Manacapuru

Matheus Valadares

Conheça a casa do BBB 26: primeiras fotos são reveladas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!