A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (2), mostra que a maioria dos brasileiros avalia negativamente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, 40% dos entrevistados consideram a gestão ruim ou péssima, enquanto 29% avaliam como ótima ou boa, e outros 29% como regular.
Os dados foram coletados entre os dias 29 e 30 de julho, com 2.004 eleitores em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Estagnação nos índices
A pesquisa indica estabilidade na avaliação do presidente em comparação às rodadas anteriores, de abril e junho. Em junho, os mesmos 40% consideravam o governo ruim ou péssimo, 28% avaliavam como ótimo ou bom e 31% como regular.
Aprovação e desaprovação
Quando perguntados diretamente sobre a aprovação do trabalho de Lula à frente do Executivo:
- 50% disseram desaprovar,
- 46% aprovam, e
- 3% não souberam responder.
Rejeição entre evangélicos aumenta
A avaliação negativa do presidente entre evangélicos cresceu significativamente, saindo de 50% em junho para 55% em julho — uma variação fora da margem de erro para esse grupo, que é de quatro pontos percentuais.
- A avaliação positiva entre eles caiu de 19% para 18%,
- Enquanto a avaliação regular caiu de 30% para 26%.
Política externa não reverte cenário
Uma das apostas do Planalto era que a campanha nacionalista contra as sanções dos Estados Unidos, impostas pelo ex-presidente Donald Trump, poderia melhorar a imagem do governo. No entanto, os dados não mostram melhora significativa nesse sentido.
No dia 30 de julho, último dia da pesquisa, Trump confirmou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros (com exceções) e aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, alegando violações de direitos humanos.