Um avião de pequeno porte caiu na zona rural de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23), resultando na morte das quatro pessoas a bordo, confirmaram os Bombeiros do Estado. A aeronave se preparava para pousar na Fazenda Barra Mansa, local turístico onde aconteceram as gravações de cenas da novela Pantanal, da TV Globo.
A operação de busca e resgate durou cerca de nove horas devido à distância e dificuldade de acesso. A Polícia Científica e a Polícia Civil também atuaram no local, retirando as vítimas das ferragens. Os corpos foram entregues aos cuidados da funerária e à Polícia Civil.
O CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi acionado para a investigação inicial do acidente envolvendo a aeronave de matrícula PT-BAN. As causas ainda estão sendo apuradas.
Entre os mortos estão nomes conhecidos: o arquiteto chinês Kongjian Yu, fundador do escritório Turen Scape, doutor em design pela Universidade de Harvard e professor de arquitetura paisagística; Luiz Ferraz, diretor e produtor de cinema, sócio da Olé Produções; e Rubens Crispim Jr., diretor de fotografia e dono da produtora Poseídos. O piloto e proprietário da aeronave era Marcelo Pereira de Barros.