O Amazonas venceu o Iranduba, com placar de 7 a 0, na tarde deste domingo (12), no estádio Ismael Benigno (Colina), pela 5ª rodada do Barezão. Os gols da partida foram marcados pelos laterais Yuri Ferraz e Renan Castro, os atacante Laércio, Luan Santos e Betinho e os meia-atacantes Rafael Tavares e Marco Goiano.
Chegando ao seu segundo triunfo consecutivo, agora a Onça sobe para a 3ª posição, com nove pontos, ultrapassa o Nacional e fica atrás apenas de Manauara e Princesa do Solimões. Na 6ª rodada da competição, os comandados do técnico Rafael Lacerda irão enfrentar o Operário, na quarta-feira (15), às 15h30, no estádio Carlos Zamith.
Já o Hulk segue em situação delicada. Com apenas um ponto e na penúltima posição, o time do técnico Kleber Paulista segue ameaçado de rebaixamento. Seu próximo compromisso será contra o Rio Negro, na quarta-feira (15), às 15h30, no estádio Ismael Benigno.
O jogo
Não demorou nem cinco minutos de partida para o Amazonas abrir o placar. Após trama no ataque, Yuri Ferraz recebeu na entrada da área e chutou forte. A bola passou por toda a marcação e morreu no canto direito do goleiro Vitor Hugo. Os problemas do técnico Kleber Paulista só aumentaram com o decorrer da partida. Aos 17, o treinador precisou tirar Gabriel e colocar Alan Parintins, por conta de lesão.
Mas nada é tão ruim, que não possa piorar. Em lambança da defesa, o Iranduba não recompôs após ter um escanteio ao seu favor. O Amazonas aproveitou o contra-ataque, Laércio ainda deu um chapéu no goleiro Vitor Hugo, que tentou sair da área para cortar a bola, mas com o gol vazio, o camisa 7 da Onça só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Após a parada técnica, Kleber Paulista fez uma nova troca: o lateral-esquerdo Leandro deu lugar a Guilherme. Foi a segunda troca do técnico do Hulk, ainda nos primeiros 45 minutos de partida. Porém, o Amazonas seguiu absoluto. Em roubada de bola no meio-campo, Michel Renner arrancou em direção a grande área, tocou para Xavier no lado esquerdo, que tocou para a grande área e achou Luan Santos, livre para completar para o gol.
E o placar virou goleada ainda no primeiro tempo. Charles cobrou falta da entrada da área, a bola bateu no travessão e ficou viva dentro da área. Rafael Tavares, com categoria, aproveitou a sobra e fez o quarto gol da Onça.
Segundo tempo
Com o placar garantido, Rafael Lacerda tratou fazer de três substituições no intervalo. Charles, Xavier e Luan Santos deram lugar a Renan Castro, Marco Goiano e Betinho. Do lado alviverde, Kleber Paulista fez uma mudança um tanto inusitada. O goleiro Vitor Hugo, que levou quatro gols no primeiro tempo foi substituído por Gecivagner. A troca, que tinha como objetivo surtir algum efeito, acabou tendo o efeito contrário.
O goleiro do Iranduba acabou engolindo um frango do tamanho da Colina, ao errar uma tentativa de corte, após cruzamento errado do lateral Renan Castro. Três minutos depois, a Onça fez o sexto. Renan Castro cruzou na área, Betinho pulou livre e ampliou. Em ritmo de treino, a Onça chegou ao sétimo. Em jogada trabalhada pelos três atletas que entraram no intervalo, Betinho tocou para Marco Goiano na entrada da área. O meia passou em profundidade para Renan Castro, que cruzou na medida para o próprio Goiano testar de cabeça e balançar as redes.
Ficha Técnica
Iranduba 0 x 7 Amazonas (5ª rodada do Barezão 2023)
Iranduba: Vitor Hugo; Belarmino, Fábio, Léo e Leandro (Guilherme); Maycon, Gabriel (Alan Parintins), Taison e Juan; Etevaldo (Keven) e Thiago
Técnico: Kleber Paulista
Amazonas: Marcão; Yuri Ferraz, Thiago Spice, Alison e Charles (Renan Castro); Delciney, Xavier (Marco Goiano) e Rafael Tavares (Wanderson Gotinha); Laércio (Ruan), Michel Renner e Luan Santos (Betinho)
Técnico: Rafael Lacerda
Local: Ismael Benigno (Colina)
Arbitragem: Vitor Hugo de Lima Bacelar
Data: 12 de fevereiro de 2023, domingo
Horário: 15h30 (horário de Manaus)
Gols: Yuri Ferraz (4′, 1°T), Laércio (17′, 1°T), Luan Santos (37′, 1°T), Rafael Tavares (42′, 1°T), Renan Castro (3′, 2°T), Betinho (6′, 2°T), Marco Goiano (16′, 2°T) – (AMFC).