A Onça-pintada aplicou 7 a 0 e cravou de forma invicta a primeira colocação do grupo A, com 100% de aproveitamento e avanço direto às quartas de final
Primeira fase fechada com chave de ouro, agora é mata-mata! Nesta sexta-feira (19), o Amazonas FC goleou o Sete FC por 7 a 0, em duelo válido pela 8ª e última rodada da Copa Amazonas sub-20, e concluiu a fase classificatória da competição com 100% de aproveitamento. Raylison, Jonathan Estiven, Adrien Graffin, Manicoré, Guga, Marcelinho e Mena marcaram os gols das Feras da Base no Estádio Carlos Zamith.
Primeiro colocado isolado do grupo A, o Amazonas FC fechou a primeira fase invicto, com 24 pontos somados, fruto de oito vitórias em oito jogos. A equipe avança com a melhor defesa, apenas quatro gols sofridos, e o melhor ataque, com 50 bolas na rede.
O jogo
Com estreantes e peças do elenco ganhando minutagem, o Amazonas manteve a alta competitividade e tratou de abrir o placar. Raylison foi derrubado dentro da área e sofreu pênalti. Capitão, o próprio camisa 2 bateu no canto esquerdo deslocando o goleiro e aos 11 minutos colocou o Amazonas na frente. Três minutos depois, funcionou a conexão entre os estreantes, Adrien Graffin foi lançado no fundo e cruzou pra trás, o colombiano Jonathan Estiven invadiu a área e tocou na saída do goleiro para fazer o segundo.
Aos 35 minutos, Jonathan retribuiu a gentileza. O camisa 11 fez jogada individual pela ponta direita, passou pela marcação, foi até o fundo e cruzou rasteiro para Graffin completar de carrinho na pequena área. Ainda teve tempo para o quarto. Aos 48, após contra-ataque veloz por dentro, Guga carregou a bola e bateu rasteiro, o goleiro adversário rebateu, Manicoré aproveitou o rebote e anotou mais um para fechar o primeiro.
O Amazonas voltou do intervalo com mudanças e logo no terceiro minuto de jogo ampliou a vantagem. Em bola recuperada pelo meio, Russo lançou Jonathan nas costas da defesa, o atacante avançou com espaço e quando armou o chute, foi calçado pela marcação, nova penalidade assinalada. Guga bateu e o goleiro adversário voou no canto rasteiro direito, mas deu rebote, que o vice-artilheiro aurinegro aproveitou, marcando pela sexta vez na competição.
Na reta final da partida, o Amazonas aproveitou para ampliar ainda mais o placar. Aos 42, Marcelinho arrancou pela ponta esquerda, puxou pro meio e bateu colocado. Aos 48, o zagueirão colombiano Mena partiu do campo de defesa com a bola dominada e só parou dentro do gol, encobrindo o goleiro.
Próxima fase
Com a liderança em mãos, o Amazonas “pula” um _playoff_ e avança direto às quartas de final da Copa Amazonas sub-20. O adversário sairá do confronto entre Nacional e Clipper, que foram 4º e 5º colocados do grupo A, respectivamente. Os detalhes do jogo único serão divulgados posteriormente pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).