Parece entranho, mas bastou a Polícia Federal cair em campo nas investigações de crimes praticados por governadores de vários estados por compras de equipamentos, insumos e aluguéis no combate ao coronavírus, que começaram a mudar as estatísticas de alguns estados.
Já houve prisões de empresários e demissões de secretários e subsecretários em alguns estados do Brasil. Só aqui no Amazonas que o Governador Wilson Lima (PSC) ainda insiste em manter a secretária Simone Papaiz, mesmo depois que a corte de contas Estado recomendou o afastamento da mesma.
Circula nas rede sociais as salas rosas de hospitais com vários leitos vazios, até no 28 de agosto, onde foi o cenário de denuncias de super lotação e falta de estrutura no atendimento, além de salários atrasados dos profissionais de saúde. Roberto Cabrine fez o Wilson Lima gaguejar durante a entrevista na tentativa de explicar a compra de aparelhos super faturados na loja de vinhos.
O que Mudou?
Apesar da queda de mortes registradas nos cemitérios e no crematório, a subnotificação segue grande no Amazonas. Em apenas duas semanas o número de óbitos em maio já é superior ao de mortes oficiais por Covid-19 no estado desde o início da pandemia: 1.235. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, começou a morrer mais pessoas por homicídios, acidentes e outras causas.
Em maio, ao menos 204 tiveram em seu atestado o termo “causa desconhecida”. Outras 363 foram por síndromes ou insuficiência respiratória. São os dois tipos de óbitos que normalmente escondem os casos não comprovados de Covid-19. E este número pode ser maior, já que a Prefeitura de Manaus só divulga a causa da morte dos enterros realizados nos cemitérios públicos. Além disso, no dia 10, estes dados não foram informados.
O povo esta de olho
Nesse contexto foi derrubado na ALEAM o pedido de impeachment de Wilson Lima e seu vice, por meio de ação judicial a pedido do Deputado Dr.Gomes (PRP). Mas teve início a abertura de uma CPI para investigar os gastos com a saúde nos últimos nome anos, não se sabe se vai acabar em pizza já que a maioria dos deputados apoiam o governador.
IMAGENS DE LEITOS VAZIOS NOS HOSPITAIS