O Comando de Policiamento Ambiental da Policia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental, na manhã desta Quinta-feira (18), em fiscalização de rotina abordou um caminhão baú, no Km 24 da Rodovia AM 010.
Na abordagem foi constatado que o veículo transportava quantidade significativa de carvão vegetal. Perguntado ao responsável pelo material transportado se o mesmo possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), o mesmo informou que não possuía a documentação exigida.
Em vista dos fatos, o veículo, com aproximadamente 380 sacos de 20Kg com carvão vegetal, (aproximadamente 8 toneladas), bem como o responsável pelo veículo e pelo produto transportado, foram apresentados à DEMA, onde o responsável foi autuado por crime ambiental.
O Comando e o Batalhão Ambiental orientam a todos que quem vende, transporta, guarda ou expõe a venda, produtos de origem vegetal(carvão ou madeira) sem a devida licença, comete Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.