Um bebê prematuro declarado morto pela equipe médica da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC), surpreendeu familiares ao chorar durante o sepultamento, na manhã deste sábado (25).
O recém-nascido, identificado como José Pedro, é filho de Marcos dos Santos Fernandes e Sabrina Souza da Costa, casal do interior do Amazonas. A gestante deu entrada na maternidade após complicações na gravidez e teve o parto induzido aos cinco meses de gestação. Pouco após o nascimento, o bebê foi dado como morto e encaminhado ao necrotério.
Durante o enterro, por volta das 10h, familiares ouviram o choro vindo do caixão. O sepultamento foi interrompido, e o bebê, que apresentava sinais de hipotermia, foi levado às pressas de volta ao hospital, sendo internado na UTI neonatal.
A Polícia Militar confirmou a ocorrência e informou que os profissionais responsáveis pelo atestado de óbito não estavam na unidade no momento da chegada da equipe. O documento foi assinado pela médica Jhersyka Kessis Gonçalves Carvalho Campos (CRM 3292/AC), que deverá ser ouvida durante as investigações.
