16 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Bolsonaro enfrenta ação civil por racismo e intolerância no TRF-4

O presidente Jair Bolsonaro – Evaristo Sa/AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) volta a enfrentar a Justiça nesta terça-feira (16) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Ele responde a uma ação civil pública que o acusa de preconceito, discriminação e intolerância contra pessoas negras. As falas aconteceram em 2021, quando ainda ocupava a Presidência da República.

As declarações aconteceram durante encontros com apoiadores no chamado “cercadinho” do Palácio da Alvorada e em transmissões ao vivo nas redes sociais. Entre os episódios citados, Bolsonaro comparou o cabelo crespo de um apoiador negro a um “criatório de baratas” e fez comentários sobre higiene pessoal de forma irônica. Em outro momento, ironizou sobre cotas para pessoas consideradas feias.

Na época, o próprio apoiador se apresentou em uma live ao lado do ex-presidente dizendo não se sentir ofendido, mas o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) sustentam que as condutas vão além de uma ofensa individual, configurando discriminação estigmatizante contra toda a coletividade negra.

A acusação solicita a condenação de Bolsonaro ao pagamento de R$ 5 milhões por danos coletivos. Além disso, o MPF e DPU pedem mais R$ 10 milhões à União, considerando que as falas partiram de um chefe de Estado em exercício.

Desse modo, o valor, a destinação do valor, em caso de condenação,seria a públicos voltados a políticas de combate à discriminação racial.

 

Leia mais

Em Coari, homem é preso por abusar da filha de 11 anos e transmitir IST

Matheus Valadares

Diocese de Humaitá e Defensoria Pública criticam explosões de balsas de garimpo no Rio Madeira

Matheus Valadares

Senadores Omar Aziz e Eduardo Braga criticam ação da PF contra garimpo ilegal em Humaitá

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!