9 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Bolsonaro diz que fez acordo com Moraes por fim de inquérito

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (13) que tinha feito acordo com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no ano passado, para que ele encerrasse o inquérito das fake news. De acordo com Bolsonaro, o acerto teria ocorrido após as manifestações de 7 de Setembro, quando ele divulgou uma “Declaração à Nação”.

– Eu assinei a carta. Eu me descapitalizei politicamente. Levei pancada para caramba em troca de um cumprimento do outro lado da linha. Coisa simples até, sobre esse inquérito que não tinha cabimento – disse Bolsonaro.

Na carta, Bolsonaro sustentava não ter tido intenção de agredir “quaisquer dos Poderes” e destacava que suas palavras tinham sido ditas no calor do momento. Ao ser questionado por jornalistas se o acerto envolvia o encerramento do inquérito das fake news, Bolsonaro confirmou.

– Envolvia, sim. [Em] um ou dois meses, ia botar um ponto final. Lamentavelmente, do outro lado não veio nada. Lamentavelmente (…). Tínhamos o risco do Trovão voltar para cá, ser preso e o Brasil parar. Como vamos tratar o caso do Trovão? [Moraes disse] “Eu vou tratar dessa maneira”. Foi discutido ali. E nada foi cumprido. Nada, zero – completou.

A referência de Bolsonaro é a Zé Trovão, líder dos caminhoneiros e apoiador do governo. Ele teve a prisão decretada por Moraes, antes mesmo das manifestações de 7 de Setembro. O líder foi acusado de incentivar atos antidemocráticos e chegou a ficar foragido no México. A prisão de Zé Trovão foi revogada e atualmente ele usa tornozeleira eletrônica.

Leia mais

Palmeiras avalia Thiago Almada, mas rejeita valores pedidos pelo Atlético de Madri

Matheus Valadares

Trio é preso por alcoolizar adolescente e estuprá-la em Japurá

Matheus Valadares

UE e Mercosul avançam em acordo comercial após 25 anos de negociações

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!