O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (6), que deve criar até três ministérios caso seja reeleito. Ao ser perguntado se tinha a intenção de reativar o Ministério da Segurança Pública, o chefe do Executivo respondeu que achava “positivo o restabelecimento” e citou outras duas pastas que tem a intenção de criar.
– Esse ministério da [Segurança Pública] foi estudado, pela extensão do Brasil, eu acho positivo o restabelecimento. Não só o desse, como alguns outros ministérios que não haja dúvida, Indústria e Comércio, por exemplo. Até a questão da Pesca pode ser estudado. Então, nós pretendemos é, em havendo uma reeleição, dividir melhor os ministérios, criar no máximo mais três – respondeu.
A possibilidade de recriação de uma pasta de Indústria e Comércio, uma das que foram citadas por Bolsonaro nesta segunda, foi levantada recentemente pelo líder. No último dia 26 de maio, durante um evento da Federação das Indústrias de Minas Gerais, o chefe do Executivo declarou que seu objetivo era que o ministério fosse oficializado até o fim deste ano.
– A toda a bancada de Minas Gerais, ao nosso presidente: foi uma solicitação que confesso, já estava um pouco madura, mas agora selou o seu final. Uma vez havendo outra oportunidade, ainda no corrente ano, vai estar nas mãos do [presidente da Câmara, Arthur] Lira a recriação do Ministério da Indústria e Comércio – disse Bolsonaro, na ocasião.