O ex-presidente Jair Bolsonaro continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de um procedimento cirúrgico. De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo (27), o quadro clínico é estável e exames recentes indicam melhora progressiva das funções hepáticas.
Apesar da evolução, Bolsonaro ainda apresenta gastroparesia, condição que retarda o esvaziamento do estômago. No entanto, os médicos destacaram os primeiros sinais de movimentos intestinais espontâneos, um indicativo positivo no processo de recuperação gastrointestinal.
Segundo a equipe médica, o ex-presidente permanece impossibilitado de se alimentar por via oral ou por sonda gástrica, sendo mantido em nutrição parenteral exclusiva, ou seja, por meio endovenoso. Ele segue também com sessões de fisioterapia motora e sob cuidados para prevenir trombose venosa.
A recomendação é que não receba visitas, e ainda não há previsão de alta da UTI.
“O Hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Segue estável clinicamente. Houve melhora progressiva dos exames laboratoriais do fígado. Persiste a gastroparesia, porém apresentou sinais iniciais de movimentos intestinais espontâneos. Ainda sem condições de alimentação por via oral ou pela sonda gástrica. Segue recebendo suporte calórico e nutricional por via parenteral exclusiva. Permanece realizando fisioterapia motora e recebendo medidas de prevenção de trombose venosa. Continua com restrição de visitas e sem previsão de alta da UTI”, diz o comunicado oficial.