30.3 C
Manaus
1 de outubro de 2025
BrasilDestaques

Câmeras corporais entregam policiais do BOPE furtando moradores no Complexo do Alemão

Após a divulgação das imagens, a Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou sua veracidade e informou que afastou das ruas os policiais envolvidos.

Durante uma operação no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, policiais militares do BOPE — a tropa de elite da Polícia Militar — foram flagrados furtando pertences de moradores. As imagens dos crimes vieram, ironicamente, da própria tecnologia adotada para garantir a transparência nas ações: as câmeras corporais acopladas aos uniformes dos agentes.

Em um dos registros mais graves, um dos policiais entra em uma residência e começa a revistar um guarda-roupa, mexendo entre cabides e roupas. Ele separa alguns objetos, coloca em uma sacola e sai do local como se aquilo fizesse parte da operação. A naturalidade da ação revela um comportamento incompatível com a função de proteção pública que os agentes deveriam cumprir.

Após a divulgação das imagens, a Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou sua veracidade e informou que afastou das ruas os policiais envolvidos. Por enquanto, eles permanecem em funções administrativas, até que concluam o caso.

A conduta criminosa motivou a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o furto. A corporação finalizou o procedimento e já está nas mãos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Agora, o órgão analisará o material para decidir se oferecerá denúncia formal contra os envolvidos.

As imagens chocaram a opinião pública não só pela ação ilegal, mas pelo fato de terem sido registradas por um instrumento criado justamente para inibir abusos e garantir a confiança nas operações policiais.

 

Leia mais

Cúmplice de serial killer de Tefé é preso em Alvarães por envolvimento em desaparecimentos

Matheus Valadares

CBF anuncia que regras de fair play financeiro serão divulgadas em novembro

Matheus Valadares

Invicto em reações, Palmeiras tenta evitar sequência negativa inédita em 2025 diante do Vasco

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!