No penúltimo compromisso antes da estreia na fase de grupos na Libertadores, o Botafogo teve noite de domínio quase total e construiu uma goleada em Bacaxá, nesta quarta-feira (27), no primeiro jogo da final da Taça Rio. Tiquinho Soares marcou dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o Boavista, que deu grande vantagem ao alvinegro na decisão da competição simbólica, mas que vale vaga para a Copa do Brasil de 2025.
O camisa 9 marcou uma vez em cada tempo. No primeiro, Júnior Santos recebeu grande lançamento de Alexander Barboza do campo de defesa, driblou os defensores e deixou com Tiquinho, na entrada da área.
Ainda sem Luiz Henrique, Jeffinho e John, que voltaram a treinar com o grupo na última sexta-feira, e Danilo Barbosa, que não foi relacionado, o time de Fábio Matias teve os titulares em campo. Quando aumentava a intensidade da marcação, o Botafogo dominava em campo e de forma criativa sem muitas dificuldades. Júnior Santos chegou a fazer o segundo, mas a jogada acabou invalidada por impedimento de Marlon Freitas.
Na maior parte da segunda etapa, o ritmo caiu. Se era frágil na defesa, o time da casa incomodou em algumas oportunidades no ataque, principalmente pela direita, setor em que o Botafogo perdeu Marçal por lesão (Hugo entrou).
Virou goleada
Tiquinho, que logo acabou com qualquer chance de sustos. Em rápida reposição de bola, o goleiro Gatito Fernández encontrou Júnior Santos em velocidade, que afunilou e rolou para Tiquinho completar para o gol.
O Botafogo acelerou nos últimos minutos e buscou mais. O próprio Júnior Santos não passou em branco: marcou o terceiro invandindo a área do Boavista pela direita. Pelo mesmo setor, em lance parecido, o jovem Yarlen fez o seu e transformou em goleada.
Agora, o Botafogo tem tranquilidade tanto para o jogo da volta, no próximo domingo, no Nilton Santos, quando pode perder por até três gols de diferença para ficar com a taça e a vaga. Depois, tem os dois compromissos seguidos pela Libertadores, contra Júnior Barranquilla-COL e LDU.