O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi nomeado ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, substituindo Márcio Macêdo. Em publicação nas redes sociais, Boulos agradeceu ao presidente Lula pelo convite e afirmou que sua missão será aproximar o governo da população, ouvindo demandas e apresentando as ações do Executivo nos estados.
“Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares”, escreveu.
Aos 43 anos, Boulos tem longa trajetória no ativismo urbano. Líder do MTST, é formado em filosofia pela USP, com especialização em psicologia clínica. Tornou-se conhecido nacionalmente após disputar a Presidência em 2018 e a Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024. Em 2022, foi eleito deputado federal com mais de 1 milhão de votos, o mais votado de São Paulo.
Na Secretaria-Geral, caberá a ele articular o diálogo com a sociedade civil, movimentos sociais, ONGs e juventude, além de auxiliar o presidente em suas atribuições institucionais.