16 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Braga defende carteira digital para evitar desvios da vacina contra covid

Diante das inúmeras denúncias de desvios de doses de vacinas contra a Covid-19 em todo o Brasil para privilegiar a imunização de grupos não-prioritários, o senador Eduardo Braga (MDB/AM) voltou a defender a aprovação do projeto de lei nº 5.217/2020 de sua autoria, que tramita na Câmara Federa. A proposta cria a carteira digital de vacinação e o rastreamento do produto na Campanha Nacional de Imunização (PNI) sob responsabilidade do Ministério da Saúde.

O PL foi aprovado pelo Senado no dia 15 de dezembro passado. A carteira digital estabelece medidas de controle, segurança e transparência no processo de imunização no país. O rastreamento refere-se à cadeia de movimentação dos produtos utilizados no programa nacional, da origem ao consumo, abrangendo as etapas de fabricação, importação, distribuição, transporte, armazenagem e dispensação.

Um dos objetivos da proposta é evitar a interferência na autonomia de estados e no PNI, assim como garantir transparência à distribuição territorial das vacinas no Brasil. A carteira de vacinação digital conterá a identificação do portador, as vacinas e os soros aplicados e pendentes, os fabricantes e lotes das vacinas e dos soros utilizados e os eventuais efeitos colaterais identificados.

Desde o início da distribuição da vacina a imprensa vem divulgando notícias de desvio de doses do imunizante para privilegiar funcionários públicos e personalidades políticas que estão fora dos grupos prioritários estabelecidos pelo PNI. No Amazonas, os tribunais de Contas do Estado (TCE) e de Justiça (TJAM) pediram informações do governo e da prefeitura para investigar a suspeita do desvio de mais de 60 mil doses da vacina distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Em suas redes sociais, o senador Eduardo Braga disse que mais do que nunca, se faz necessária a Câmara aprovar o PL 2.517 para garantir mais transparência na distribuição de vacinas no Brasil. “Só assim, com total transparência pública, será possível garantir a vacina contra a Covid-19, neste momento, aos grupos prioritários”, disse o parlamentar do MDB.

O senador voltou a lamentar a falta de oxigênio medicinal nas unidades de saúde de Manaus e do interior. Outra preocupação de Braga é com o grande avanço da doença no Amazonas, que nesta semana ultrapassou mais de 6,2 mil mortes e 240 mil infectados. Quarta-feira (20/01), o Estado registrou o recorde de mais de 5 mil casos confirmados de Covid-19, e 148 óbitos.

Leia mais

Casal assalta academia e bandido morre após colisão no bairro Alvorada

Matheus Valadares

Três carros colidem e causam congestionamento no bairro Adrianópolis

Matheus Valadares

Vídeo mostra acidente fatal de motociclista por app no Armando Mendes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!