9 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Brasil chegou perto de voltar à ditadura, diz New York Times

O New York Times (EUA) destacou que a investigação revelou o quão perto o Brasil esteve de um retrocesso autoritário, chegando a um ponto crítico de potencial retorno à ditadura militar

© Antonio Augusto/STF

Os principais jornais internacionais destacaram o julgamento que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado, relembrando o passado ditatorial do Brasil.

O New York Times (EUA) observou que a investigação revelou o quão próximo o Brasil esteve de um retrocesso autoritário, com possível retorno à ditadura militar, e destacou o apoio de Donald Trump a Bolsonaro. O Le Figaro (França) sublinhou o significado histórico da decisão, lembrando as cicatrizes da ditadura (1964-1985).

O The Wall Street Journal considerou o julgamento um “golpe” contra um dos aliados de Trump na América Latina, enquanto o The Washington Post destacou que Bolsonaro tentou manter-se no poder “a todo custo”, desafiando o sistema judiciário e expressando nostalgia pela ditadura.

Após o julgamento, Bolsonaro tem pressionado o Congresso pela aprovação de um projeto de anistia para evitar a condenação.

Leia mais

Palmeiras avalia Thiago Almada, mas rejeita valores pedidos pelo Atlético de Madri

Matheus Valadares

Trio é preso por alcoolizar adolescente e estuprá-la em Japurá

Matheus Valadares

UE e Mercosul avançam em acordo comercial após 25 anos de negociações

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!