29.3 C
Manaus
20 de julho de 2025
DestaquesEsportes

Brasil conquista ouro inédito na ginástica rítmica na etapa da Copa do Mundo em Milão

A conquista aumenta a confiança da equipe para o Mundial de Ginástica Rítmica, que será realizado no Rio de Janeiro, entre 20 e 24 de agosto, na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca.

© André Menezes/CBG

A ginástica rítmica brasileira fez história neste sábado (19). Pela primeira vez, o conjunto nacional conquistou a medalha de ouro no conjunto geral em uma etapa da Copa do Mundo da modalidade. A conquista aconteceu em Milão, na Itália, com nota final de 52.850 pontos, superando o Japão (50.500) e a China (50.200), que levaram prata e bronze, respectivamente.

Série inspirada em Super Mario e “Evidências” garantiu o ouro

A disputa do conjunto geral é composta por duas séries: cinco arcos e a série mista (três bolas e dois arcos). Na sexta-feira (18), o Brasil brilhou com a série de cinco arcos, ao som do tema do jogo Super Mario Bros., alcançando 25.950 pontos.

Já no sábado (19), a apresentação com três bolas e dois arcos, embalada pela música “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó, rendeu 26.900 pontos. O total garantiu o topo do pódio.

O grupo vencedor é formado por Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pírcio. A técnica Camila Ferezin celebrou:

“Conquistamos nossa primeira medalha de ouro no conjunto geral numa etapa da Copa. Já havíamos conseguido bronze e prata. Agora subimos mais esse degrau. Estamos felizes e sabemos que neste domingo poderá ser ainda melhor.”

Temporada de sucesso e expectativas para o Mundial no Rio

Essa não foi a primeira vitória da equipe brasileira na temporada. O conjunto também venceu na etapa de Portimão, Portugal, da World Challenge Cup. No entanto, a medalha de ouro em Milão é histórica por acontecer em uma etapa oficial da Copa do Mundo.

A conquista aumenta a confiança da equipe para o Mundial de Ginástica Rítmica, que será realizado no Rio de Janeiro, entre 20 e 24 de agosto, na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca.

Bárbara Domingos é destaque no individual

Além do conjunto, a ginasta Bárbara Domingos, finalista olímpica, também se destacou. Ela terminou o individual geral na nona posição, com 108.000 pontos totais. Suas notas foram:

  • Arco: 28.300
  • Bola: 27.450
  • Maças: 25.050
  • Fita: 27.200

Babi comemorou:

“Fiquei muito feliz por classificar para a final da fita e por terminar no top 10. Nesta minha última competição antes do Mundial, estar entre as melhores é muito importante.”

Finais deste domingo (20) – Horário de Brasília

  • 09:05 – Final individual – Arco (Bárbara Domingos)
  • 09:45 – Final individual – Bola (Bárbara Domingos)
  • 10:25 – Final do conjunto – Cinco fitas (Brasil)
  • 11:35 – Final individual – Maças
  • 12:15 – Final individual – Fita (Bárbara Domingos)
  • 13:05 – Final do conjunto – Série mista (Brasil)

 

Leia mais

Ex-BBB Isabelle Nogueira rebate críticas após fotos de biquíni

Marcilon Souza

Dois acidentes são registrados em poucas horas na AM-070; uma pessoa morreu

Matheus Valadares

Influencer Will Robson sofre acidente de trânsito em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!