O cinema brasileiro viveu um momento histórico neste domingo durante o Globo de Ouro, realizado em Los Angeles. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou dois dos principais prêmios da noite: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.
Embora não tenha levado o prêmio máximo de Melhor Filme de Drama — que ficou com Hamnet —, a produção brasileira foi um dos grandes destaques da cerimônia. Assim, aconteceu o que ficou conhecido como a “noite do Brasil” no evento.
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho saudou o público brasileiro, agradeceu à equipe, ao elenco e destacou a parceria com Wagner Moura, a quem chamou de grande ator e amigo. O diretor também dedicou a conquista aos jovens cineastas brasileiros.
Wagner Moura entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Em discurso emocionado, falou em português, exaltou a cultura brasileira e elogiou Kleber Mendonça Filho, definido por ele como um “gênio”.
A trajetória vitoriosa do longa começou no Festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro e chamou atenção internacional. Com duas estatuetas, O Agente Secreto reafirma o protagonismo do Brasil na atual temporada de premiações do cinema mundial.
