O Brasil lutou, mas deu adeus ao sonho de conquistar o hexacampeonato mundial no Catar nesta sexta-feira (9) no Education City Stadium.
Agora, a Seleção Brasileira volta para a casa com o sentimento de muita tristeza, já que não tínhamos um elenco estrelado e com muita qualidade desse jeito desde dos anos 2000.
Por outro lado, os croatas seguem fazendo história e de forma sofrida, pois todas as classificações até hoje foram conquistadas apenas na prorrogação ou na disputa de pênaltis.
A Croácia espera agora o vencedor do confronto entre Argentina e Holanda, que se enfrentam daqui a pouco, às 16h, no Lusail Stadium.
O jogo: Brasil x Croácia
Primeiro tempo
A eliminação sofrida para a Croácia, nos pênaltis, doeu na alma de todos aqueles que acompanharam a partida em casa ou no Catar.
Mas o jogo já esperava nervosismo, tanto que os croatas fizeram uma partida muito boa no primeiro tempo, deixando poucos espaços ao Brasil e chegando com perigo ao gol de Alisson.
O Brasil até conseguiu chegar em algumas ocasiões, mas o forte setor defensivo croata evitou a bola na rede para a seleção.
Segundo tempo
Ao contrário do que se viu na primeira etapa, o Brasil foi com tudo no segundo tempo. A equipe de Tite até tentou chegar em algumas ocasiões, mas o forte setor defensivo da Croácia foi a grande pedra no sapato dos brasileiros.
Completamente acuados na defesa, os croatas tentaram fazer o gol no contra-ataque, mas não chegaram em perigo em nenhum momento.
Com o equilíbrio e a tensão, a decisão foi levada para a prorrogação.
Prorrogação
Os primeiros 15 minutos foram de pressão do Brasil, que chegou com perigo ao gol de Livakovic diversas vezes.
Depois de muita insistência, os atacantes brasileiros fizeram a tabelinha e deram pra Neymar, que driblou o zagueiro e o goleiro e marcou o seu 77º gol com a camisa amarelinha, se igualando a Pelé como o maior artilheiro da história da Seleção Brasileiros.
Veio o segundo tempo e os croatas ficaram desesperados em busca do empate. Tentando sempre as jogadas de laterais, os europeus foram chegando com perigo ao gol de Alisson.
Até que faltando 4 minutos para o fim, essa mesma jogada de lateral encontrou Petkovic, que mandou direto pro gol, a bola desviou em Marquinhos e entrou no canto do gol de Alisson.
Pênaltis
Assim como no jogo contra o Japão, a estrela do goleiro Livakovic brilhou mais uma vez. Ele pegou a cobrança de Rodrygo, deixando os seus companheiros tranquilos e relaxados para fazer o gol.
Pedro e Casemiro converteram suas cobranças, mas Marquinhos acertou a trave e decretou o fim do sonho brasileiro no Catar.
Sp Rio Mais