24.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
DestaquesEsportes

Brasil vence Colômbia nos pênaltis e conquista a Copa América Feminina 2025

Com show de Marta e defesas decisivas de Lorena, Seleção Brasileira alcança o nono título continental em final histórica de 4 a 4

© Lívia Villas Boas / CBF

A Seleção Brasileira Feminina conquistou, neste sábado (2), o nono título da Copa América Feminina, após empatar por 4 a 4 com a Colômbia no tempo normal e na prorrogação, e vencer por 5 a 4 nos pênaltis, em partida realizada no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador.

Foi uma final emocionante, imprevisível e histórica, marcada por brilho individual, reviravoltas e muita emoção — digna do roteiro de um filme.

Primeiro tempo: pênalti nos acréscimos e empate

A Colômbia abriu o placar aos 24 minutos com Linda Caicedo, aproveitando erro da defesa brasileira. O Brasil, que enfrentava dificuldades na partida, só empatou aos 53 minutos, após revisão do VAR e cobrança de pênalti convertida por Angelina, capitã da equipe.

Segundo tempo: viradas, golaços e empate no fim

A Colômbia voltou a ficar à frente após gol contra da zagueira Tarciane, mas a atacante Amanda Gutierres empatou com um golaço, o sexto dela na competição. Mayra Ramírez fez o terceiro gol colombiano, mas nos acréscimos, Marta, em seu último jogo de Copa América, empatou com uma bomba de perna esquerda: 3 a 3.

Prorrogação: Marta brilha, Colômbia reage

Na prorrogação, Marta marcou novamente, desta vez com o pé direito, colocando o Brasil em vantagem. Porém, a Colômbia respondeu com um golaço de falta de Leicy Santos, levando a decisão para os pênaltis com o placar em 4 a 4.

Pênaltis: Lorena garante o título

Nas penalidades, Angelina perdeu a primeira cobrança, mas Paví também desperdiçou para a Colômbia. A estrela Marta teve a chance de encerrar sua última Copa América com o gol do título, mas parou na goleira Kathe Tapia.

A decisão foi para as alternadas. E foi aí que brilhou novamente a goleira Lorena, que defendeu a cobrança de Carabalí e garantiu o título continental para o Brasil.

Hegemonia sul-americana

Com essa conquista, o Brasil chega a nove títulos em dez edições da Copa América Feminina, reforçando sua hegemonia na América do Sul. A única outra seleção campeã foi a Argentina, uma vez.

A partida entra para a história como uma das mais épicas já disputadas no futebol feminino sul-americano, com atuações memoráveis de Marta, Lorena, Amanda Gutierres e da craque colombiana Linda Caicedo.

 

 

Leia mais

VEJA: Vulgo ‘Sujo’ leva ripadas de facção após praticar furtos em Itapiranga

Matheus Valadares

Barra de ferro solta em caminhão causou morte de adolescente em Jutaí

Matheus Valadares

Viciado arrisca a vida ao subir poste para roubar fios no bairro São José

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!