10 de dezembro de 2025
AmazonasDestaques

Bruno Pereira é homenageado e dá nome ao Cartório Eleitoral no Amazonas

O Cartório Eleitoral do município de Atalaia do Norte inaugurou, nesta quinta-feira (11), placa com o nome do indigenista Bruno Araújo Pereira, que, agora, dá nome ao Cartório da 42ª da Zona Eleitoral. Bruno e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados no dia 5 de junho na região do Vale do Javari, onde são comuns invasões de terras por madeireiros e garimpeiros.

Os desembargadores Jorge Lins e Carla Reis, presidente e vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), respectivamente, conduziram a solenidade de inauguração em reconhecimento à colaboração de Bruno para a instalação de novas seções eleitorais em áreas do Vale do Javari, em aldeias indígenas.

Ainda durante a solenidade, Warney Kanamary, representante da União dos Povos do Vale do Javari, Univaja, entoou uma canção em seu idioma natal, em homenagem a Bruno e em agradecimento pelo reconhecimento prestado.

Bruno teve para o protagonismo político daquelas comunidades, que outrora estavam à margem da vida política do município e do país, tendo que percorrer enormes distâncias para exercer o direito ao voto, mas com o planejamento e execução da Justiça Eleitoral, orientada pelo profundo conhecimento do indigenista, pode agora contar com 7 seções eleitorais dentro daquela Terra Indígena.

Leia mais

Senado aprova PL Antifacção na CCJ e projeto segue ao plenário com pedido de urgência

Matheus Valadares

Trump diz que Maduro tem os dias contados e não descarta intervenção terrestre na Venezuela

Matheus Valadares

FAF conclui módulo internacional do CBF Master e fortalece gestão do futebol amazonense

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!