MANAUS – Candidato à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) com mais apoios, o vereador Caio André (PSC) afirmou que, caso seja eleito, vai trabalhar para que o parlamento seja mais independente e, ao mesmo tempo, mantenha o diálogo com os Poderes, a imprensa e a sociedade.
“Queremos essa independência e queremos a harmonia, não só com o prefeito, mas com todos os Poderes. […] A palavra de ordem é independência e diálogo”, disse o vereador ao Portal AM1.
A eleição para a mesa diretora da Câmara ocorre na próxima segunda-feira (05). Um grupo de 22 parlamentares já definiu os votos em Caio André. O movimento surgiu a partir da rejeição do grupo à tentativa de manobra política do atual presidente da Casa, David Reis (Avante), para se manter no poder.
Além disso, David Reis teve sua gestão marcada por polêmicas envolvendo gastos milionários na Casa, uma delas foi a tentativa de construir um prédio anexo de R$ 32 milhões. A obra foi barrada na Justiça após a ação de parlamentares.
Leia mais: ‘Sepultamos o puxadinho’: Amom e Guedes comemoram após CMM desistir de obra de R$ 32 milhões
Ainda segundo Caio André, sua gestão também vai buscar mais transparência. “Transformar a Câmara [em um lugar] mais transparente, trazermos o desenvolvimento sustentável aqui para dentro da Casa. Nós conseguirmos trazer o diálogo para a Casa nas decisões aqui de dentro, que é muito importante. Me comprometo também a fazer a Casa mais acessível às pessoas com deficiência e à imprensa”, afirmou.
Apoio do prefeito
Considerado parlamentar da base do prefeito David Almeida (Avante), Caio André ainda não teve o apoio declarado do chefe do Executivo municipal. Nessa terça-feira, o líder do prefeito, vereador Fransuá (PV) chegou a dizer que havia “forças externas” influenciando a eleição da Casa, em nome da independência.
Segundo Caio André, ainda não há nenhum alinhamento com o prefeito, houve apenas um comunicado.
“Conversei com o prefeito semana passada, comunicando a minha candidatura, realmente sou candidato do grupo. O prefeito ficou de anunciar um candidato dele, ou que ele indicaria, e nós estamos aguardando. Não sei quem ele vai indicar, não nos comunicou”, disse Caio André.
Amazonas1