26.3 C
Manaus
20 de fevereiro de 2026
DestaquesMundo

Câmara argentina aprova reforma trabalhista apoiada por Javier Milei após greve nacional

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, na madrugada desta sexta-feira (20), um controverso projeto de reforma trabalhista apoiado pelo presidente Javier Milei. A votação ocorreu apesar de uma greve nacional organizada por sindicatos contrários às mudanças, que paralisou partes do país.

A medida foi aprovada por 135 votos a favor e 115 contra. Investidores acompanham de perto o avanço do projeto para avaliar se Milei mantém força política para seguir implementando sua agenda de livre mercado.

Segundo o governo argentino, a proposta — já aprovada na semana anterior pelo Senado da Argentina com apoio do partido governista e aliados de centro-direita — deve estimular investimentos e ampliar o emprego formal.

Os parlamentares debateram as modificações durante a madrugada, antes de encaminhar o texto novamente ao Senado para votação final e aprovação definitiva. Entre as alterações feitas pelos deputados está a retirada de um artigo que reduzia benefícios relacionados à saúde dos trabalhadores.

Durante o debate, o deputado governista Lisandro Almirón defendeu a proposta. “De que adianta toda uma biblioteca de legislação trabalhista se, no final das contas, o sistema que ela estabelece não serve para criar empregos?”, questionou.

Por outro lado, sindicatos argumentam que a reforma ameaça proteções trabalhistas consolidadas ao longo dos anos, incluindo o direito à greve.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), um dos principais sindicatos do país, convocou uma paralisação de 24 horas na quinta-feira, mobilizando trabalhadores dos transportes, servidores públicos e bancários.

Leia mais

STF torna réu Eduardo Bolsonaro por obstrução à Justiça e coação em processo

Matheus Valadares

Mega-Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$ 105 milhões no concurso 2.974

Matheus Valadares

Eric Dane, intérprete de Mark Sloan em Grey’s Anatomy, morre aos 53

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais