30.3 C
Manaus
16 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Gayer é blindado pela Câmara e escapa de julgamento no STF

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15), por 268 votos a 167, o pedido de suspensão da ação penal contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A votação teve ainda quatro abstenções.

A solicitação veio através do partido do parlamentar, com base no artigo 53, parágrafo 3º da Constituição Federal. A lei permite ao Legislativo decidir se um deputado denunciado criminalmente pode ou não responder ao julgamento durante o mandato.

O relatório aprovado no plenário seguiu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), elaborado pelo deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR). O relator argumentou que não há comprovação dos crimes imputados e que a liberdade de expressão do parlamentar está assegurada pela Constituição.

Gustavo Gayer responde a uma ação penal por injúria, calúnia e difamação, movida pelo senador Vanderlan Cardoso (GO), atualmente licenciado. Em fevereiro de 2023, Gayer publicou um vídeo com críticas e ofensas ao senador, ao ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao atual presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e a ministros do STF.

A 1ª Turma do STF recebeu a denúncia, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, e o processo se encontra na fase de alegações finais. Agora, o Supremo será comunicado da decisão da Câmara, que determina a suspensão do processo enquanto Gayer exercer o mandato parlamentar.

 

Leia mais

O maior tributo a Michael Jackson do mundo chega a Manaus com Rodrigo Teaser

Matheus Valadares

PC-AM prende dois suspeitos de homicídio em shopping na zona oeste de Manaus

Matheus Valadares

Posto de combustível é assaltado por dupla armada em Tefé

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!