2 de abril de 2025
BrasilDestaques

Campanha eleitoral começa nesta sexta (16)

Foto: Divulgação
A campanha eleitoral começa oficialmente nesta sexta-feira (16). A partir dessa data, candidatos a prefeito e vereador nas cidades catarinenses poderão iniciar a divulgação de suas candidaturas, distribuir material de campanha, promover reuniões, eventos públicos, caminhadas e carreatas.

Também será permitido divulgar os números dos candidatos e veicular vídeos e outros materiais eleitorais na internet. Esse período de divulgação se estenderá até a véspera do primeiro turno, que ocorrerá no dia 6 de outubro.
Neste ano, uma novidade é o possível uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de materiais de campanha. Para garantir que essa tecnologia não seja usada indevidamente, a Justiça Eleitoral já estabeleceu algumas regras. Por exemplo, gravações no rádio que utilizem sons gerados por IA devem alertar os ouvintes antes da veiculação. Imagens e vídeos produzidos com IA devem incluir marca d’água e alertas indicando a presença de material gerado por IA.
O uso incorreto da Inteligência Artificial pode resultar na retirada dos materiais de campanha e, em casos mais graves, em pedidos de cassação do registro de candidatura.
As regras para a divulgação durante a campanha permanecem inalteradas em relação aos últimos anos. Os materiais de campanha devem sempre identificar a legenda partidária, e as atividades de rua não podem causar distúrbios ao sossego público. Além disso, continuam proibidos o uso de outdoors, telemarketing, showmícios e a distribuição de presentes como chaveiros, bonés e canetas pelos candidatos.

Leia mais

Senadores do Amazonas aprovam PL contra barreiras comerciais

Matheus Valadares

Mulheres empreendedoras ganham espaço e treinamento no Manauara Shopping

Matheus Valadares

Pesquisa revela crescimento da desaprovação ao governo Lula

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>