32.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024
DestaquesEsportes

Campeonato brasileiro: Princesa recebe Ferroviário-CE no Gilbertão

(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)

Manaus – O Princesa do Solimões inicia sua caminhada na fase de mata-mata da Série D nesta segunda (31), às 20h, no estádio Gilbertão. Com a classificação em quarto lugar do grupo 1, o Tubarão do Norte recebe em Manacapuru outro tubarão: o Ferroviário-CE, que avançou em primeiro no grupo 2.

Mais do que o primeiro lugar de seu grupo, o Ferroviário terminou a primeira fase com a melhor campanha – entre todas as 64 equipes que iniciaram a Série D. O clube cearense está invicto no torneio, com 11 vitórias e 3 empates. Os números do ‘tubarão vizinho’ podem ser bons, mas não é algo que abale Aderbal Lana.

“É um jogo difícil, mas nada impossível. É aquela história: os caras não perderam, mas vai chegar a hora de perder, ninguém é imbatível. É uma equipe boa, eu tenho acompanhado, tenho mapeado alguns jogos deles”, declara o técnico do Princesa, que também conta com alguns números positivos.

No returno da fase de grupos, a equipe alvirrubra não sofreu derrotas, vencendo 2 jogos e empatando em 5 oportunidades. Além disso, o clube de Manacapuru está invicto em casa nesta Série D, somando 3 vitórias e 4 empates no estádio Gilbertão. No entanto, Lana cita três desfalques que o Princesa terá para o jogo desta segunda.

Vale ressaltar que os cartões acumulados são zerados ao final da primeira fase. Entretanto, quem levou o terceiro cartão amarelo ou foi expulso na última rodada, precisa cumprir suspensão no jogo seguinte.

Tubarão quer água

A preparação do Princesa do Solimões para o jogo contra o Ferroviário foi encerrada no domingo (30). Sempre mencionado por clubes, torcedores e imprensa local, o clima será quente em Manacapuru – com previsão de 28° graus e umidade relativa do ar de 87%. Por sinal, a sensação de ‘um sol para cada um’ já tem sido rotina durante a semana.

“A preparação continua normalmente, como sempre trabalhamos. O calor aqui está insuportável, está difícil, a gente até tem treinado um pouco mais tarde, às 16h30. A gente tem que ganhar este jogo para ir até o Ceará com uma vantagem”, afirma Lana, que finaliza falando sobre a peculiaridade de enfrentar times ‘em alta’.

“É bom jogar contra time bom, você sabe o quê que os caras querem dentro de campo e isso facilita um pouco. A qualidade do adversário é boa, mas nós também temos qualidade. Eu penso numa vitória e vamos trabalhar para isso”.

Como vem o Ferroviário?

Além da melhor campanha da primeira fase da Série D, o Ferroviário-CE é dono do segundo melhor ataque (30 gols marcados) e da segunda melhor defesa (6 gols sofridos) da competição. Os artilheiros do time são o atacante Ciel e o zagueiro Alisson, ambos com 6 gols. Titular absoluto, o goleiro Douglas Dias ficou sem sofrer gols em 8 dos 14 jogos disputados na fase de grupos.

O clube também está disputando a Copa Fares Lopes, na qual se classificou em primeiro lugar do grupo B. O jogo de ida da semifinal, contra o Pacajus – segundo do grupo A -, iria ocorrer na próxima quarta-feira (2), mas foi adiado e ainda não tem data confirmada. O torneio estadual garante ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil 2024.

Na última terça-feira (25), o Ferroviário anunciou a venda do volante Vinícius Paulista ao América-RN, recebendo o valor da multa rescisória e ficando com 20% dos direitos econômicos do atleta – em caso de futura negociação. No mesmo dia, o Tubarão anunciou a chegada do volante Maycon Lucas, que estava no Veranópolis-RS e foi campeão da Série D com o América-RN, em 2022.

Para a partida contra o Princesa, o técnico Paulinho Kobayashi volta a contar com o zagueiro Roni e o atacante Gabryel Martins, que cumpriram suspensão no último jogo da primeira fase. A preparação do Ferroviário para a partida desta segunda começou na última quinta-feira (27), um dia após a vitória sobre o Icasa, por 2 a 1, pela última rodada da Copa Fares Lopes.

Curiosidade

Nas últimas duas temporadas, o melhor classificado da primeira fase acabou eliminado no primeiro mata-mata da Série D. Em 2021, o Castanhal-PA fechou a fase de grupos na liderança do grupo 1, mas acabou perdendo os jogos de ida e volta para o Moto Club-MA. Em 2022, o Retrô-PE ficou em primeiro no grupo 3, mas empatou o jogo de ida e perdeu em casa para o Santa Cruz-PE.

*Acrítica

Leia mais

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Matheus Valadares

Homem m@ta atual parceiro de sua ex após não se conformar com a separação, em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Na despedida da temporada, Amazonas FC encerra Série B com vitória sobre o Ituano-SP

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais