27.3 C
Manaus
10 de setembro de 2025
DestaquesEsportes

Campeonato brasileiro: Princesa recebe Ferroviário-CE no Gilbertão

(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)

Manaus – O Princesa do Solimões inicia sua caminhada na fase de mata-mata da Série D nesta segunda (31), às 20h, no estádio Gilbertão. Com a classificação em quarto lugar do grupo 1, o Tubarão do Norte recebe em Manacapuru outro tubarão: o Ferroviário-CE, que avançou em primeiro no grupo 2.

Mais do que o primeiro lugar de seu grupo, o Ferroviário terminou a primeira fase com a melhor campanha – entre todas as 64 equipes que iniciaram a Série D. O clube cearense está invicto no torneio, com 11 vitórias e 3 empates. Os números do ‘tubarão vizinho’ podem ser bons, mas não é algo que abale Aderbal Lana.

“É um jogo difícil, mas nada impossível. É aquela história: os caras não perderam, mas vai chegar a hora de perder, ninguém é imbatível. É uma equipe boa, eu tenho acompanhado, tenho mapeado alguns jogos deles”, declara o técnico do Princesa, que também conta com alguns números positivos.

No returno da fase de grupos, a equipe alvirrubra não sofreu derrotas, vencendo 2 jogos e empatando em 5 oportunidades. Além disso, o clube de Manacapuru está invicto em casa nesta Série D, somando 3 vitórias e 4 empates no estádio Gilbertão. No entanto, Lana cita três desfalques que o Princesa terá para o jogo desta segunda.

Vale ressaltar que os cartões acumulados são zerados ao final da primeira fase. Entretanto, quem levou o terceiro cartão amarelo ou foi expulso na última rodada, precisa cumprir suspensão no jogo seguinte.

Tubarão quer água

A preparação do Princesa do Solimões para o jogo contra o Ferroviário foi encerrada no domingo (30). Sempre mencionado por clubes, torcedores e imprensa local, o clima será quente em Manacapuru – com previsão de 28° graus e umidade relativa do ar de 87%. Por sinal, a sensação de ‘um sol para cada um’ já tem sido rotina durante a semana.

“A preparação continua normalmente, como sempre trabalhamos. O calor aqui está insuportável, está difícil, a gente até tem treinado um pouco mais tarde, às 16h30. A gente tem que ganhar este jogo para ir até o Ceará com uma vantagem”, afirma Lana, que finaliza falando sobre a peculiaridade de enfrentar times ‘em alta’.

“É bom jogar contra time bom, você sabe o quê que os caras querem dentro de campo e isso facilita um pouco. A qualidade do adversário é boa, mas nós também temos qualidade. Eu penso numa vitória e vamos trabalhar para isso”.

Como vem o Ferroviário?

Além da melhor campanha da primeira fase da Série D, o Ferroviário-CE é dono do segundo melhor ataque (30 gols marcados) e da segunda melhor defesa (6 gols sofridos) da competição. Os artilheiros do time são o atacante Ciel e o zagueiro Alisson, ambos com 6 gols. Titular absoluto, o goleiro Douglas Dias ficou sem sofrer gols em 8 dos 14 jogos disputados na fase de grupos.

O clube também está disputando a Copa Fares Lopes, na qual se classificou em primeiro lugar do grupo B. O jogo de ida da semifinal, contra o Pacajus – segundo do grupo A -, iria ocorrer na próxima quarta-feira (2), mas foi adiado e ainda não tem data confirmada. O torneio estadual garante ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil 2024.

Na última terça-feira (25), o Ferroviário anunciou a venda do volante Vinícius Paulista ao América-RN, recebendo o valor da multa rescisória e ficando com 20% dos direitos econômicos do atleta – em caso de futura negociação. No mesmo dia, o Tubarão anunciou a chegada do volante Maycon Lucas, que estava no Veranópolis-RS e foi campeão da Série D com o América-RN, em 2022.

Para a partida contra o Princesa, o técnico Paulinho Kobayashi volta a contar com o zagueiro Roni e o atacante Gabryel Martins, que cumpriram suspensão no último jogo da primeira fase. A preparação do Ferroviário para a partida desta segunda começou na última quinta-feira (27), um dia após a vitória sobre o Icasa, por 2 a 1, pela última rodada da Copa Fares Lopes.

Curiosidade

Nas últimas duas temporadas, o melhor classificado da primeira fase acabou eliminado no primeiro mata-mata da Série D. Em 2021, o Castanhal-PA fechou a fase de grupos na liderança do grupo 1, mas acabou perdendo os jogos de ida e volta para o Moto Club-MA. Em 2022, o Retrô-PE ficou em primeiro no grupo 3, mas empatou o jogo de ida e perdeu em casa para o Santa Cruz-PE.

*Acrítica

Leia mais

Um gesto que alimenta mais do que corpos: casal doa feijoada em prol do Abrigo Moacyr Alves

Matheus Valadares

Polícia Civil prende três homens por roubo e receptação de celular em Manaus

Matheus Valadares

Fux vota pela suspensão total da ação penal contra Alexandre Ramagem

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!