O papa Leão XIV canonizou neste domingo (7) o jovem italiano Carlo Acutis, conhecido como o “influencer de Deus”. Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia agressiva. Ele é o primeiro santo da geração millennial.
Primeiramente, a cerimônia de canonização ocorreu na Basílica de São Pedro, em Roma, e reuniu milhares de fiéis de vários países. Entre os presentes estavam o presidente da Itália, Sergio Mattarella, além dos pais e irmãos do novo santo. A mãe levou ao altar o relicário com um fragmento do coração de Carlo.
Nascido em Londres, em 1991, e criado em Milão, Carlo se destacou desde cedo pelo uso da tecnologia a serviço da fé. Ele criou um site multilíngue para catalogar milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, o que lhe rendeu o apelido de “influencer de Deus”.
O jovem era devoto da Eucaristia e costumava repetir a frase que marcou sua espiritualidade: “A Eucaristia é o meu caminho para o Céu”.
Milagres reconhecidos pela Igreja
A canonização de Carlo foi possível após o reconhecimento de dois milagres:
- A cura de uma criança brasileira, nascida com malformação congênita no pâncreas, em 2010.
- A recuperação de uma jovem da Costa Rica que sofreu traumatismo craniano grave em 2022, após a mãe rezar no túmulo de Carlo, em Assis.
Legado e culto
Desde sua morte, Carlo Acutis passou a ser venerado por fiéis no mundo todo. Seu corpo está exposto na Basílica de São Francisco de Assis, onde ele aparece vestido de calça jeans e tênis, símbolo de sua juventude.