O lateral-direito Carlos Akapo, do Amazonas FC, foi convocado para defender a seleção de Guiné Equatorial nas próximas partidas das Eliminatórias Africanas da Copa do Mundo de 2026. Aos 32 anos, o jogador enfrentará São Tomé e Príncipe no dia 4 de setembro e a Tunísia no dia 8.
Capitão da seleção, Akapo soma 43 jogos e dois gols pelo país. Ele disputou as duas últimas edições da Copa Africana de Nações (2022 e 2024) e atualmente ajuda Guiné Equatorial a brigar por uma vaga no Mundial — o país é vice-líder do Grupo H, com 13 pontos.
A convocação é histórica para o Amazonas FC: Akapo é o primeiro atleta do clube chamado para uma seleção nacional. Em 2024, ele disputou 14 partidas pela equipe, marcou um gol e foi peça-chave no título estadual. Na Série B, atuou em nove jogos, mas teve problemas físicos ao longo da competição.
Por conta dos compromissos internacionais, Akapo será desfalque contra o Atlético-GO (suspenso), e Remo (em viagem com a seleção). A expectativa é que ele retorne no dia 15 de setembro, contra o CRB, pela 26ª rodada da Série B.