O secretário do Departamento de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou nesta quinta-feira (14/8) que o Cartel de Los Soles, conhecido grupo criminoso atuante na Venezuela, possui vínculos diretos com o regime de Nicolás Maduro.
Rubio afirmou que “o regime de Maduro não é um governo legítimo e nunca o reconheceremos como tal”, acusando membros da administração venezuelana de envolvimento com as operações do cartel dentro do país.
De acordo com fontes citadas pela Reuters, o governo Donald Trump autorizou o envio de forças aéreas e navais ao Mar do Caribe. A ação faz parte de uma estratégia para combater cartéis de drogas latino-americanos.
A operação inclui:
- Monitoramento de rotas de tráfico internacional de drogas;
- Presença militar estratégica em áreas críticas;
- Confronto direto com organizações narcoterroristas designadas pelos EUA.
Rubio reforça posição americana
De acordo com Rubio, qualquer grupo que utilize o espaço aéreo ou as águas internacionais para traficar drogas sofrerá enfrentamento das forças armadas dos EUA.
“O presidente Donald Trump deixou claro desde o início, especificamente sobre o Cartel de Los Soles, que qualquer grupo narcoterrorista que use espaço aéreo e águas internacionais para traficar drogas será confrontado.”